Agendamento eletrônico INSS

O agendamento no INSS tem o objetivo de assegurar que mais pessoas possam fazer seus pedidos de benefício, passar por perícias médicas e tirar suas dúvidas – tudo de uma forma mais organizada.

Infelizmente, muitos brasileiros têm a lembrança dos postos do INSS totalmente lotados e da necessidade de chegar muito cedo para conseguir tratar do seu benefício.

Realmente, era isso que acontecia até o órgão instituir o seu agendamento eletrônico (que tem uma versão via central telefônica também).

Por intermédio desse agendamento, a quantidade de pessoas que pode comparecer ao INSS a cada dia é limitada, favorecendo a organização, o conforto e otimizando o serviço.


Veja aqui como funciona o agendamento eletrônico INSS, que deve ser usado pelo cidadão com necessidade de qualquer tipo de benefício.

Agendamento eletrônico INSS


O agendamento eletrônico INSS é obrigatório?

O agendamento eletrônico INSS em si não é obrigatório porque o contribuinte também pode agendar pelo telefone 135.

Todavia, fazer algum tipo de agendamento no INSS é, sim, obrigatório para ser atendido pela previdência social.

Há alguns tipos de serviços para os quais o órgão não exige esse agendamento, como a missão de extrato previdenciário para declaração de imposto.

Todavia, sempre que o cidadão precisar dar entrada em um benefício, solicitar uma revisão ou passar por perícia médica, o agendamento será um processo obrigatório.

É bom reforçar: nenhum cidadão que se dirigir a um posto da previdência para pedir benefício será atendido sem o devido agendamento.

Os funcionários orientarão esse contribuinte sobre como fazer o agendamento eletrônico INSS ou como ligar para a central.


Agendamento eletrônico INSS: como funciona

O agendamento eletrônico INSS pode ser efetuado pela pessoa que está precisando do benefício ou por terceiros, mas serão necessárias algumas informações pessoais.

O sistema de agendamento é chamado de Meu INSS, e pode ser usado na versão aplicativo também, encontrado na Google Play Store e na Apple Store.

Para realizar o agendamento eletrônico INSS:

  • Vá ao portal Meu INSS clicando aqui;
  • Clique na opção “Entrar”;
  • Clique em “Login”;
  • Quando o site redirecionar você ao portal Gov.br, clique em “Crie sua conta”;
  • Forneça suas informações pessoais, de acordo com o solicitado;
  • Ao terminar, retorne ao Meu INSS;
  • Se preciso, realize o login que você criou;
  • À esquerda, procure pelo benefício que deseja agendar;
  • Se não o encontrar, escreva-o na busca.

O agendamento por meio do app Meu INSS também exigirá a criação de um login no site Gov.br, a menos que o contribuinte já tenha essa senha.


Agendamento eletrônico INSS benefícios

Tanto os benefícios temporários quanto os permanentes só podem ser analisados no caso de o agendamento eletrônico INSS ter sido efetuado anteriormente.

Alguns deles estão a seguir:

Agendamento eletrônico INSS auxílio reclusão

É um direito dos dependentes financeiros de pessoas presas. Entretanto, o indivíduo privado de liberdade deverá ter sido um contribuinte com o INSS antes de cometer a infração.

Agendamento eletrônico INSS aposentadoria por invalidez

Direito concedido às pessoas que não podem trabalhar por causa de sequelas de acidentes ou doenças ou ainda por portarem alguma doença crônica que seja altamente debilitante.

Agendamento eletrônico INSS salário maternidade

Auxílio pago às mulheres que têm o status legal de responsável por algum menor de idade.

Mesmo com o nome “Salário maternidade”, o benéfico pode ser pedido por quem não é mãe, mas recebeu a guarda legal de alguém.

Destaca-se que é um benefício temporário e que mulheres que sofreram abortos espontâneos ou deram à luz a bebês natimortos também têm direito a ele.

Agendamento eletrônico INSS LOAS

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) também é batizada de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e trata-se de uma assistência permanente a pessoas com deficiências comprovadas.

Ela também é paga a pessoas a partir dos 65 anos que não podem sustentar a si mesmas por não ter renda. Corresponderá sempre a um salário mínimo vigente.


Agendamento eletrônico INSS auxílio doença

Outro benefício com caráter temporário, o auxílio doença é garantido a contribuintes que comprovem que não têm condições de permanecer exercendo uma função profissional.

Muitas vezes, as pessoas solicitam o auxílio doença porque estão fazendo algum tratamento que as deixe debilitadas de forma acentuada ou porque sofreram algum acidente.

Agendamento eletrônico INSS auxílio doença


Agendamento eletrônico INSS consulta

Depois que a pessoa faz o agendamento eletrônico INSS, ela tem de passar pela avaliação de um perito ou mostrar toda a documentação pertinente aos funcionários (dependendo de qual seja o benefício pedido).

Os resultados da perícia ou do atendimento com o funcionário podem ser consultados pelo Meu INSS ou pelo 135, ou seja, pelos mesmos canais onde se faz o agendamento.

Para a consulta do agendamento eletrônico INSS:

  • Vá de novo à plataforma Meu INSS;
  • Faça seu login;
  • À esquerda, selecione “Carta de Concessão de Benefício”

Os resultados sobre concessão, porém, são comunicados somente a partir do 45° dia de atendimento.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.