Agendamento eletrônico INSS

O agendamento no INSS tem o objetivo de assegurar que mais pessoas possam fazer seus pedidos de benefício, passar por perícias médicas e tirar suas dúvidas – tudo de uma forma mais organizada.

Infelizmente, muitos brasileiros têm a lembrança dos postos do INSS totalmente lotados e da necessidade de chegar muito cedo para conseguir tratar do seu benefício.

Realmente, era isso que acontecia até o órgão instituir o seu agendamento eletrônico (que tem uma versão via central telefônica também).

Por intermédio desse agendamento, a quantidade de pessoas que pode comparecer ao INSS a cada dia é limitada, favorecendo a organização, o conforto e otimizando o serviço.

Veja aqui como funciona o agendamento eletrônico INSS, que deve ser usado pelo cidadão com necessidade de qualquer tipo de benefício.

Agendamento eletrônico INSS


O agendamento eletrônico INSS é obrigatório?

O agendamento eletrônico INSS em si não é obrigatório porque o contribuinte também pode agendar pelo telefone 135.

Todavia, fazer algum tipo de agendamento no INSS é, sim, obrigatório para ser atendido pela previdência social.

Há alguns tipos de serviços para os quais o órgão não exige esse agendamento, como a missão de extrato previdenciário para declaração de imposto.

Todavia, sempre que o cidadão precisar dar entrada em um benefício, solicitar uma revisão ou passar por perícia médica, o agendamento será um processo obrigatório.

É bom reforçar: nenhum cidadão que se dirigir a um posto da previdência para pedir benefício será atendido sem o devido agendamento.

Os funcionários orientarão esse contribuinte sobre como fazer o agendamento eletrônico INSS ou como ligar para a central.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Agendamento LOAS no INSS

O LOAS é um benefício assistencial pago pelo INSS e que muitos brasileiros conhecem.

Sendo fixo de apenas um salário mínimo, ele é concedido pela previdência social à população mais vulnerável, em especial aos idosos.

A solicitação do LOAS, que também pode ser identificado como Benefício de Prestação Continuada ou BPC, tem de ser realizada no site Meu INSS ou por intermédio da central telefônica 135.

Deve-se deixar claro que as pessoas que já recebem algum outro tipo de assistência previdenciária, como pensão ou aposentadoria, não podem solicitá-lo.

Veja agora como funciona o agendamento de LOAS no INSS.

Agendamento LOAS no INSS


Agendamento LOAS INSS requisitos

O agendamento LOAS INSS é disponibilizado aqueles que se encontram no Cadastro Único para Programas Sociais, chamado também de CadÚnico.

A presença nesse cadastro demonstra que a pessoa está em uma família com poucas condições, chegando à miséria.

Além de se encontrar no CadÚnico, quem quiser fazer o agendamento LOAS INSS também precisa ser ou ter deficiente na família.

A Lei Orgânica de Assistência Social contempla ainda as pessoas que não têm meios de providenciar o seu sustento e já completaram 65 anos.

Deve-se salientar que os cidadãos que já recebem alguma pensão ou aposentadoria de qualquer tipo ficam impedidos de dar entrada no LOAS.

Todavia, se o benefício é temporário, como um auxílio doença ou salário maternidade, o agendamento do INSS é permitido.


Agendamento LOAS INSS CadÚnico

É exigido que a pessoa que solicitar o LOAS também esteja inserida no CadÚnico e é preciso considerar o que segue.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Cancelar agendamento INSS

Hoje em dia, para ter acesso a qualquer serviço oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é necessário realizar um agendamento prévio.

É isso mesmo, não basta mais simplesmente ir até uma agência e enfrentar aquelas longas filas.

É claro que essa mudança foi feita com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, entretanto, pensando nisso, será que é possível cancelar agendamento no INSS?

Em outras palavras, e se você agendar o seu atendimento para um determinado dia e depois perceber que por conta de algum imprevisto não conseguirá mais comparecer à agência selecionada? O que fazer nesses casos?

Essa com certeza é uma das principais dúvidas de quem já realizou ou precisa realizar um agendamento no INSS, independentemente do serviço (encaminhamento de aposentadorias ou auxílios, perícias médicas, emissão de documentos previdenciários, entre outros).

Falo isso porque também foi a minha dúvida um tempo atrás, afinal eu havia agendado um serviço e depois percebi que não poderia comparecer na agência no dia e no horário marcados.

Quer saber então o que eu fiz para cancelar agendamento no INSS? Então basta continuar acompanhando este conteúdo que preparei com o objetivo de te ajudar!

Cancelar agendamento INSS


Agendamento INSS

Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro para você que existem duas maneiras diferentes de fazer agendamento no INSS: pelo telefone e pela internet.

Sendo assim, antes de entender de fato como cancelar o agendamento caso perceba que não poderá comparecer no local selecionado no dia escolhido, é importante saber como agendar serviços.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Agendamento INSS aposentadoria

 

Quando eu estava prestes a me aposentar, comecei a pesquisar exatamente o que precisava fazer e a separar os documentos necessários.

Foi durante esse processo que acabei descobrindo que é preciso realizar o agendamento INSS de aposentadoria antes de ir até a agência a fim de dar entrada no benefício.

Ou seja, se eu simplesmente fosse até uma agência do INSS com todos os documentos em mãos no dia e no horário que eu estivesse disponível, não conseguiria realizar o procedimento, já que agora somente as pessoas com agendamento são atendidas.

Tudo isso com o objetivo de evitar aquelas filas enormes.

De qualquer forma, pelo menos eu não perdi viagem e hoje sei exatamente como realizar o agendamento INSS de aposentadoria.

Aliás, foi por isso que resolvi escrever este conteúdo e compartilhar algumas informações importantes com você.

Caso esteja perto de dar entrada na sua aposentadoria, não deixe de ler até o final e descobrir como realizar o agendamento e, com isso, evitar possíveis dores de cabeça.

Agendamento INSS aposentadoria


Agendamento INSS

Uma das principais finalidades do agendamento INSS é evitar aquelas filas enormes, além de promover um melhor atendimento às pessoas, muito mais resolutivo e cômodo.

Isso porque é possível sair de casa com a certeza de que você será atendido em um determinado horário – é claro que alguns atrasos podem acontecer.

Outra coisa importante é que isso permite que as agências do INSS se organizem e se planejem melhor para os atendimentos, levando em consideração o número de atendentes e a quantidade de pessoas agendadas para um determinado dia, por exemplo.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Aposentadoria 2019: como funciona a regra 85/95

Quer tirar suas dúvidas sobre a regra 85/95 para aposentadoria 2019? Entenda como funciona o sistema e saiba se ele é vantajoso para você

Uma das maneiras de os brasileiros solicitarem aposentadoria é a chamada regra 85/95. São milhões de indivíduos que já conseguiram o benefício por usá-la; exatamente por isso, ela será mudada para 86/96 a partir do último dia de 2018. Essa alteração é um dos meios de o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) diminuir um pouco a concessão de aposentadorias, haja vista a dificuldade financeira da Previdência Social.

Essa é a modalidade de aposentadoria para quem deseja somar seu tempo de contribuição com a sua idade. Para as mulheres, essa conta precisa ter como resultado 85 ou mais; para os homens, 95 ou mais. Dessa maneira, uma mulher que tem 54 anos precisaria ter mais 31 de contribuição e, dessa forma, chegaria aos 85 anos.


Mudança na regra 85/95 para a aposentadoria 2019

Essa mudança se trataria somente de aumentar um ano, ou seja, as mulheres passariam a precisar de soma 86 e os homens de soma 96. Para 2019 e 2020, é isso mesmo quer acontecerá; porém, essa nova regra é do tipo progressiva, o que quer dizer que esse número vai continuar subindo.

Nos anos de 2021 e de 2022, essa soma será de 87 anos para as mulheres e de 97 anos para os homens e vai ser aumentada a cada dois anos. O último aumento ficou determinado para o ano de 2026, quando as mulheres precisarão somar 90 anos e os homens terão de somar 100 anos.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer o agendamento do INSS pela internet

Os postos da Previdência Social recebem diariamente centenas de pessoas que buscam soluções para os mais variados problemas. Uma das principais reclamações dos usuários sempre esteve relacionada com a questão da espera em longas e intermináveis filas. Para facilitar a vida dessas pessoas, o órgão passou a disponibilizar o serviço de agendamento do INSS pela internet.

E o melhor de tudo é que ele engloba vários assuntos. Dessa maneira, antes de comparecer a um dos postos, você poderá utilizar essa opção muito prática e cômoda. Esses são alguns dos serviços que podem ser agendados:

  • Certidão de tempo de contribuição.
  • Pensão por morte.
  • Auxílio reclusão.
  • Pecúlio.
  • Acertos referentes a vínculos e remunerações.
  • Dados cadastrais.
  • Cadastramento de senha.
  • Salário maternidade.
  • Benefícios de assistência.

Como agendar

agendamento-inss-internet

Para realizar o agendamento é necessário ter em mãos o número de identificação do trabalhador (NIT) ou o PIS/PASEP. No caso dos benefícios assistenciais, o agendamento também pode ser feito através do CPF.

A seguir, nós vamos explicar os procedimentos passo-a-passo para você reservar um dia e um horário para ser atendido no posto do INSS mais próximo da sua residência. Confira as dicas até o final e veja como é simples.

1. Acesse o site da Previdência Social pelo endereço www.previdencia.gov.br;

2. Clique na opção “Agendamento” localizada no canto esquerdo da tela;

agendamento-inss-internet-menu

3. Na próxima página você verá uma explicação sobre o agendamento pela internet. Confira as informações e clique em “Agendar”;

agendamento-inss-internet-agendar

4. Escolha a opção “Agendar” e digite o código apresentado pelo sistema. Essa é uma maneira de manter a segurança dos usuários e ter a certeza que não se trata de uma máquina com o objetivo de corromper o sistema;

agendamento-inss-internet-codigo

5.Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer o agendamento do INSS pelo telefone

Com objetivo de atender os segurados de forma prática e eficiente, a Previdência Social possui uma ampla rede com postos instalados em todos os estados brasileiros. Caso precise realizar qualquer operação no INSS, você terá inúmeras opções para encontrar a agência mais próxima da sua residência.

No entanto, mesmo com centenas de pontos de operação disponíveis para a população, diariamente milhares de pessoas precisam comparecer aos locais de atendimento. Inevitavelmente, essa rotina acaba gerando algumas filas e um tempo maior para realizar os serviços.

Agendamento

inss-agendamento-telefone

Para amenizar esses transtornos e prestar um atendimento mais cômodo aos brasileiros, a Previdência criou um sistema extremamente prático de agendamento do INSS pelo telefone. Ao utilizar a Central 135, você pode marcar o dia e a hora para ser atendido em qualquer unidade da Previdência Social, desde que haja vaga disponível para o serviço desejado.

Como agendar

Para fazer o seu agendamento, você precisa realizas os procedimentos a seguir:

1. Ligue para o número 135

2. Digite o CPF do beneficiário

3. Escolha a opção 5 para falar com um atendente e agendar

Ao ligar, você deve ter os seguintes documentos em mãos:

  • Número de inscrição na Previdência Social ou número do PIS/PASEP/NIT do beneficiário
  • CNPJ ou CPF do empregador
  • Número do RG e do CPF do beneficiário
  • Número do benefício (caso o beneficiário estiver recebendo auxílio-doença)
  • Papel e caneta para anotar as informações do agendamento

Serviços disponíveis

O atendimento telefônico disponibiliza o agendamento para os principais serviços oferecidos pelas agências da Previdência Social.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais