Regras aposentadoria por invalidez 2019

Veja todas as regras aposentadoria por invalidez 2019 e esclareça suas dúvidas sobre o benefício
Espera-se que o ano de 2019 traga modificações razoáveis na previdência social e a discussão sobre a reforma nesse setor deixou muitos contribuintes assustados.
Os cortes na aposentadoria por invalidez já começaram a acontecer, mas apenas para pessoas que não satisfazem as condições para esse tipo de benefício.
Como funciona a aposentadoria por invalidez?
Trata-se de uma aposentadoria concedida àqueles que, por uma condição de saúde ou acidente, não podem mais trabalhar de maneira alguma.
Para garantir que o cidadão não tem condições de estar no mercado profissional, o INSS requisita uma perícia médica, que incluirá avaliação do contribuinte e dos seus exames, receitas, laudos médicos, etc.
Quem pode dar entrada na aposentadoria por invalidez?
Para o INSS, o contribuinte que não pode trabalhar é aquele que sofreu um problema de saúde tão sério que não o deixa exercer nenhum tipo de função.
Suponha-se um cidadão que tem um quadro de enxaqueca incapacitante: ele não consegue exercer nem atividades manuais e nem administrativas, sendo um candidato à aposentadoria por invalidez.
Já professores que têm tendinite, por exemplo, podem ser colocados em funções administrativas que exijam menos de suas mãos.
Por isso, eles não podem se aposentar por invalidez, a não ser que haja outra doença também e que esta sim seja totalmente incapacitante.
Cabe destacar que o INSS não avalia se o contribuinte pode ou não continuar na profissão em que estava quando ficou doente ou se acidentou, mas sim se ele não pode exercer profissão de nenhum tipo.… Clique aqui para ler todas as informações