Como dar entrada no auxílio-acidente INSS

Este texto explica como dar entrada auxílio-acidente INSS; saiba também quem tem direito a receber o benefício, bem como o tempo mínimo de contribuição para receber os pagamentos
Auxílio-doença acidentário
Se você ou algum conhecido sofreu alguma lesão ou acidente decorrente do trabalho que exercia, tem direito ao benefício do Auxílio doença acidentário. Saiba mais sobre esse benefício, como funciona e se se encaixa nos requisitos para receber.
O que é o auxílio acidentário
O auxílio doença acidentário é um benefício pago pela Previdência Social aos contribuintes que sofreram algum acidente durante o trabalho ou alguma lesão decorrente a atividade que exercia. Se esse acidente ou lesão impedir que a pessoa de continuar trabalhando ela tem direito a receber o auxílio doença acidentário.
Esse auxílio consiste em até 91 % do salário bruto recebido pela pessoa, sendo recebido pelo período máximo de 180 dias, mas podendo ser renovado indeterminadamente. Para receber esse auxílio é necessário passar por uma perícia médica no INSS e receber o aval médico para continuar afastado e, assim, poder receber.
Como funciona
O auxílio doença acidentário funciona de forma semelhante a uma licença médica remunerada, no caso sendo recebida por um período de até 6 meses e sendo necessário passar pela perícia para que o benefício seja concedido e renovado.
Durante o período de afastamento, o funcionário continua com seu contrato com a empresa, sendo impedido de trabalhar em outra área e também possuindo a segurança de que seu trabalho estará garantido, pois é previsto na legislação e requisito do auxílio que a empresa mantenha o contrato de trabalho por no mínimo 12 meses após a sessão do benefício do auxílio doença acidentário.… Clique aqui para ler todas as informações