Confira as orientações para fazer a consulta extrato INSS pela internet
Não faltam beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pelo Brasil e, por se tratar de depósitos de quantias, vale a pena ter alguns extratos periódicos para conferir quanto a previdência está pagando, se há valores faltando, se a data indicada na carta de concessão está sendo respeitada, etc.
Para conseguir o extrato do INSS, não é necessário ir à agência do INSS e, na realidade, nem mesmo ao banco no qual os saques são feitos: é só acessar o Meu INSS em qualquer lugar do país.
Se você é beneficiário e nunca fez isso, aprenda já como consultar.
Quais benefícios geram extrato do INSS pela internet?
A previdência social não se limita a pagar somente aposentadorias às pessoas que atingem determinado tempo de trabalho ou determinada idade: há vários outros benefícios para os contribuintes e todos podem ter seu extrato consultado. Veja abaixo:
- Aposentadoria por invalidez: esse é o benefício indicado para indivíduos que têm algum problema que impede o exercício de qualquer profissão Na maior parte das vezes, ele é pago para aqueles que já tiveram auxílio doença, sendo ele renovado por várias vezes;
- Pensão por morte: é o benefício vitalício concedido à família dos contribuintes que faleceram e que eram arrimo de família;
- BPC: conhecido como LOAS, é uma assistência aos idosos que não têm renda própria, além de ser pago às pessoas que têm deficiências.
Como consultar extrato do INSS pela Internet?
O Instituto Nacional de Seguridade Social oferece à população um site especial no qual ela pode gerenciar os benefícios que recebe, e isso inclui consultar extratos.
Conhecido como Meu INSS, ele é parecido com uma plataforma bancária e o seu uso é gratuito, mas é necessário criar antes um login:
- Acesse a plataforma Meu INSS;
- Clique em Extrato Previdenciário (CNIS);
- Clique em “Fazer login” e, em seguida, clique em “Entrar”;
- Nas próximas duas telas selecione a opção “Cadastre-se”;
- Na terceira tela, insira todos os dados que o INSS solicitar;
- Faça uma senha e a armazene fora do computador: preferencialmente, em um papel;
- Se preciso, volte à página inicial do Meu INSS e clique de novo em “Extrato Previdenciário (CNIS)” e faça o login.
Existem outras opções para consultar o extrato do INSS pela Internet?
Na eventualidade de o beneficiário não conseguir usar a plataforma citada, a outra opção é acessar o Internet Banking do banco.
Uma pessoa que recebe sua pensão por morte no Banco do Brasil, por exemplo, pode acessar o seu site e abrir o Internet Banking, procurando por “extrato”: o dia do depósito feito pelo INSS estará dentre as informações, assim como o valor depositado.
Vale dizer que essa opção só serve se a pessoa abriu uma conta no banco: há beneficiários da previdência que apenas levam a sua carta de concessão e o seu documento ao caixa, sem ativar uma conta e nem os serviços decorrentes dela.
Como proceder quando há problemas no extrato do INSS?
Acompanhar o extrato do benefício é fundamental para ter certeza de que ele está regularizado, sem nenhuma alteração. Todavia, se o cidadão notar que a data de depósito mudou ou que o valor está diferente, é muito importante que ele contate o INSS para saber a causa.
A respeito dos valores, cabe dizer que é comum que a previdência social atualize os benefícios no começo do ano, se o salário mínimo também for alterado.
Entretanto, mudanças no valor do benefício fora de épocas de reajuste podem ser suspeitas e é mais seguro para o contribuinte certificar-se de que não há equívoco de depósitos.
Essa recomendação é mais forte ainda quando o valor do benefício está mais alto que o normal, sem que tenha havido reajuste: existe a possibilidade de haver erro bancário ou do sistema do INSS e o contribuinte que usar esse dinheiro excedente terá de devolvê-lo posteriormente, o que pode se transformar em uma dívida.
Já para quem recebeu menos do que era devido, costuma ser fácil resolver: é só levar a carta de concessão do benefício ao posto da previdência e o documento de identificação com foto.
Precauções ao consultar o extrato do INSS pela Internet
Como se nota, o processo para fazer a consulta do extrato é muito fácil, mas pode ser perigoso se o beneficiário não ficar atento ao seguinte:
- Não acessar o Meu INSS em computador de terceiros, principalmente se for em lugar público;
- Não tentar ver o extrato de benefício em qualquer site que não seja oficial da previdência;
- Procurar por um cadeado verde no navegador para ter certeza de que a navegação no site está sendo protegida;
- Falando em navegador, dar preferência a um que seja mais conhecido;
- Seja em um tablet ou em um computador, sempre colocar um antivírus de confiança e o atualizar.