O comprovante de rendimento INSS é um documento fácil de ser obtido; ele serve para que um beneficiário da previdência social contabilize quanto recebeu anualmente.
A principal utilidade desse comprovante é facilitar a declaração de impostos, tradicionalmente feita no primeiro quadrimestre.
Quando o trabalhador precisa declarar imposto de renda, é só ele contabilizar todos os seus holerites, desde que ele os guarde.
Porém, nem todo mundo guarda os saldos e extratos bancários a fim de registrar quanto receberam de benefício previdenciário e, por isso, o comprovante de rendimentos INSS é uma forma mais segura de não errar na declaração de imposto.
Essa declaração de ganhos também pode funcionar como um comprovante para fazer algumas compras a crédito.
Afinal, ele confirma que a pessoa em questão tem meios de pagar pelo parcelamento em questão.
Veja, a partir de agora, como conseguir comprovante de rendimentos do INSS.
Informe de rendimentos INSS
O informe de rendimentos INSS é a mesma coisa que o comprovante de rendimentos: é o mesmo documento e com o mesmo intuito.
A previdência social permite ao beneficiário emiti-lo quando quiser (e não apenas no período de declaração de imposto de renda).
É necessário que esse comprovante de rendimentos INSS traga a quantia paga ao beneficiário todos os meses, inclusive décimo terceiro e eventuais atrasados, que são muito comuns quando uma pessoa tem a sua aposentadoria concedida.
Comprovante de rendimentos INSS aposentados
Para obter o comprovante de rendimentos INSS, o beneficiário precisa se cadastrar no Meu INSS, que está à disposição tanto na versão para navegador quanto na versão aplicativo.
Para o cadastro:
- Acesse o Meu INSS pelo app ou clicando aqui;
- Clique em “Fazer login”;
- A página Gov.br aparecerá em segundo plano e você deve logar-se ou criar um login;
- Depois, é só imprimir o comprovante de rendimentos do INSS.
Se você não vai apresentar esse comprovante a ninguém e só deseja saber o valor correto do seu benefício para declaração do imposto, nem precisa imprimir.
Também há a possibilidade de pedir o comprovante de rendimentos INSS diretamente em uma unidade da previdência.
Porém, essa opção não é indicada, a menos que a plataforma acima esteja fora do ar ou que haja algum problema para o login.
Comprovante de rendimento INSS documentos
Para emitir o comprovante de rendimentos do INSS, o beneficiário precisa de poucos documentos pessoais: seu número NIS, sua carta de concessão (se possível), documento oficial de identidade com foto e outros.
A pessoa que solicita o seu comprovante pelo Meu INSS nem precisa da carta de concessão: esta é recomendada só quando o documento é pedido na agência.
Em todo caso, é possível que a previdência social peça o número do benefício em questão e não apenas para esse trâmite, mas para diversos outros.
Por isso, é muito mais prático que você o anote e esteja sempre com ele em fácil acesso.
Comprovante de rendimentos do INSS benefícios
Algumas pessoas podem associar o comprovante de rendimentos do INSS apenas à aposentadoria ou pensão, por se tratarem de benefícios estáveis, mas não é assim que funciona.
Uma pessoa que recebeu um benefício durante três meses, por exemplo, tem de declará-lo no seu imposto de renda porque não deixa de ser uma entrada de dinheiro.
Sendo assim, pessoas que recebem qualquer coisa da previdência social têm de solicitar o comprovante de rendimentos do INSS. Isso serve para:
- Auxílio reclusão;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
- Auxílio doença;
- Salário maternidade.
Na eventualidade de o contribuinte receber mais de um benefício previdenciário no mesmo ano, eles tendem a ser exibidos no mesmo comprovante de rendimentos do INSS, mas é indicado que a pessoa confira antes de fazer a declaração do imposto de renda.
MEU INSS telefone
Se o comprovante de rendimentos do INSS não for expedido nem virtualmente nem pela agência da previdência social, o contribuinte pode tentar ajuda pelo telefone oficial 135 (entre as 7h e as 22h) ou pela Ouvidoria clicando aqui.
Comprovante de rendimentos INSS IRPF
Se o beneficiário não gera o seu comprovante de rendimentos do INSS e declara o imposto com erros, ocorrerá o que é conhecido como “malha fina”.
A Receita Federal descobrirá essa diferença entre o valor arrecadado no ano anterior e o que foi informado e, por isso, aplicará uma multa de até 20%.
Assim, se o beneficiário deixou de declarar R$ 350,00 dos seus ganhos, por exemplo, ele poderá ser multado em até R$ 70,00.
Para quem deixa de declarar o seu benefício no imposto de renda, a situação é ainda pior, podendo chegar até a uma denúncia de sonegação.
Afinal, equivocar-se em algumas cifras é compreensível, mas omitir um benefício previdenciário mensal, não.