Comprovante de Rendimentos do INSS

O comprovante de rendimento INSS é um documento fácil de ser obtido; ele serve para que um beneficiário da previdência social contabilize quanto recebeu anualmente.

A principal utilidade desse comprovante é facilitar a declaração de impostos, tradicionalmente feita no primeiro quadrimestre.

Quando o trabalhador precisa declarar imposto de renda, é só ele contabilizar todos os seus holerites, desde que ele os guarde.

Porém, nem todo mundo guarda os saldos e extratos bancários a fim de registrar quanto receberam de benefício previdenciário e, por isso, o comprovante de rendimentos INSS é uma forma mais segura de não errar na declaração de imposto.


Essa declaração de ganhos também pode funcionar como um comprovante para fazer algumas compras a crédito.

Afinal, ele confirma que a pessoa em questão tem meios de pagar pelo parcelamento em questão.

Veja, a partir de agora, como conseguir comprovante de rendimentos do INSS.

Comprovante de Rendimentos do INSS


Informe de rendimentos INSS

O informe de rendimentos INSS é a mesma coisa que o comprovante de rendimentos: é o mesmo documento e com o mesmo intuito.

A previdência social permite ao beneficiário emiti-lo quando quiser (e não apenas no período de declaração de imposto de renda).

É necessário que esse comprovante de rendimentos INSS traga a quantia paga ao beneficiário todos os meses, inclusive décimo terceiro e eventuais atrasados, que são muito comuns quando uma pessoa tem a sua aposentadoria concedida.


Comprovante de rendimentos INSS aposentados

Para obter o comprovante de rendimentos INSS, o beneficiário precisa se cadastrar no Meu INSS, que está à disposição tanto na versão para navegador quanto na versão aplicativo.

Para o cadastro:

  • Acesse o Meu INSS pelo app ou clicando aqui;
  • Clique em “Fazer login”;
  • A página Gov.br aparecerá em segundo plano e você deve logar-se ou criar um login;
  • Depois, é só imprimir o comprovante de rendimentos do INSS.

Se você não vai apresentar esse comprovante a ninguém e só deseja saber o valor correto do seu benefício para declaração do imposto, nem precisa imprimir.

Também há a possibilidade de pedir o comprovante de rendimentos INSS diretamente em uma unidade da previdência.

Porém, essa opção não é indicada, a menos que a plataforma acima esteja fora do ar ou que haja algum problema para o login.


Comprovante de rendimento INSS documentos

Para emitir o comprovante de rendimentos do INSS, o beneficiário precisa de poucos documentos pessoais: seu número NIS, sua carta de concessão (se possível), documento oficial de identidade com foto e outros.

A pessoa que solicita o seu comprovante pelo Meu INSS nem precisa da carta de concessão: esta é recomendada só quando o documento é pedido na agência.

Em todo caso, é possível que a previdência social peça o número do benefício em questão e não apenas para esse trâmite, mas para diversos outros.

Por isso, é muito mais prático que você o anote e esteja sempre com ele em fácil acesso.


Comprovante de rendimentos do INSS benefícios

Algumas pessoas podem associar o comprovante de rendimentos do INSS apenas à aposentadoria ou pensão, por se tratarem de benefícios estáveis, mas não é assim que funciona.

Uma pessoa que recebeu um benefício durante três meses, por exemplo, tem de declará-lo no seu imposto de renda porque não deixa de ser uma entrada de dinheiro.

Sendo assim, pessoas que recebem qualquer coisa da previdência social têm de solicitar o comprovante de rendimentos do INSS. Isso serve para:

Na eventualidade de o contribuinte receber mais de um benefício previdenciário no mesmo ano, eles tendem a ser exibidos no mesmo comprovante de rendimentos do INSS, mas é indicado que a pessoa confira antes de fazer a declaração do imposto de renda.


MEU INSS telefone

Se o comprovante de rendimentos do INSS não for expedido nem virtualmente nem pela agência da previdência social, o contribuinte pode tentar ajuda pelo telefone oficial 135 (entre as 7h e as 22h) ou pela Ouvidoria clicando aqui.


Comprovante de rendimentos INSS IRPF

Comprovante de rendimentos INSS IRPF

Se o beneficiário não gera o seu comprovante de rendimentos do INSS e declara o imposto com erros, ocorrerá o que é conhecido como “malha fina”.

A Receita Federal descobrirá essa diferença entre o valor arrecadado no ano anterior e o que foi informado e, por isso, aplicará uma multa de até 20%.

Assim, se o beneficiário deixou de declarar R$ 350,00 dos seus ganhos, por exemplo, ele poderá ser multado em até R$ 70,00.

Para quem deixa de declarar o seu benefício no imposto de renda, a situação é ainda pior, podendo chegar até a uma denúncia de sonegação.

Afinal, equivocar-se em algumas cifras é compreensível, mas omitir um benefício previdenciário mensal, não.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.