Principais mudanças da Reforma da Previdência
A Reforma da Previdência pegou muitos de surpresa. Mesmo com várias informações divulgadas empregadores e empregados ficaram perdidos. Ninguém tinha muita certeza de quais eram as mudanças e o que restou foi um sentimento de insegurança.
A mudança foi planejada pelo governo federal para conter os gastos públicos. A previdência social estava quebrada e dificilmente conseguiria aguentar as próximas gerações de aposentados. Para garantir que nenhum trabalhador precisasse abrir mão de seus direitos surgiu a proposta de reformar a previdência. Boa parte das mudanças foi feita para otimizar o uso das aposentadorias. Estima-se que a nova proposta ajude a economizar cerca de R$450 milhões ao longo de 10 anos.
Hoje aprenderemos quais serão as principais mudanças relacionadas à previdência e como elas afetam cada tipo de trabalhador. Continue lendo para ver alterações relacionadas a tempo de contribuição, idade para aposentadoria, valores e outros. Você aprenderá tudo que precisa saber sobre a previdência.
Quem precisa ficar atento à reforma da Previdência
Nem todos serão afetados à reforma da Previdência. Trabalhadores acima dos 53 anos, para mulheres, e acima dos 55 anos, para homens, ainda não são afetados pelas novas regras.
Eles poderão se aposentar por tempo de contribuição conforme as regras antigas.
Trabalhadores que têm mais de 40 anos de idade estarão inseridos nas novas regras, mas em um sistema de transição.
A cada dois anos de contribuição será considerado um ano extra até que o trabalhador alcance a idade mínima exigida pela lei. Assim esses trabalhadores conseguem se aposentar sem necessariamente perder o benefício adquiridos com anos de contribuição.… Clique aqui para ler todas as informações