Como fazer a prova de vida do INSS

Você é uma pessoa beneficiária do INSS? Se a resposta for sim, não se esqueça de que é necessário fazer a prova de vida do INSS, além da renovação da senha bancária, certo?

Hoje em dia, isso é obrigatório para que as pessoas continuem recebendo benefícios como aposentadoria, auxílio doença, entre vários outros.

Essa prova de vida do INSS deve ser feita anualmente, tudo para evitar ao máximo ter o benefício suspenso ou bloqueado. Mas, como será que é possível fazer isso? Será que é algo bastante complicado ou não?

Para saber mais sobre esse assunto tão importante é só continuar acompanhando este conteúdo até o final.

Tenha uma boa leitura!


O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS, na verdade, é um procedimento obrigatório por lei, que tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o estado.

Isso porque por meio da prova de vida é possível evitar ao máximo que ocorram fraudes, pagamentos indevidos, entre outros problemas.

Mas, como assim? Imagine só que uma pessoa venha a falecer, entretanto mesmo assim continua recebendo algum benefício e nenhum familiar avisa que isso está acontecendo.

Isso é algo errado, ainda mais levando em conta que o valor poderia estar sendo repassado para outra pessoa que realmente precisa.

É muito comum, por exemplo, casos em que a família acaba não cancelando a aposentadoria mesmo depois da morte do titular.

E isso, é claro, faz com que a Previdência Social realize pagamentos indevidos durante um bom tempo, caso não exista a prova de vida ou ela não seja obrigatória.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais