Como fazer simulação da aposentadoria 2019

Se você precisa fazer a simulação aposentadoria, acompanhe as informações deste artigo; vamos te ajudar a simular o benefício de forma simples e rápida

A aposentadora nem sempre significa que os trabalhadores vão receber o mesmo valor: tudo dependerá do tipo de aposentadoria, do tempo de contribuição e até da profissão que a pessoa tinha.

Quem vai se aposentar em 2019 pode fazer uso da simulação desse benefício no site do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).


Por que é importante fazer a simulação da aposentadoria?

Às vezes, os trabalhadores têm a possibilidade de se aposentar em determinado período; entretanto, descobrem que ganhariam um benefício maior se esperassem por mais um pouco de tempo.

É para ter esse tipo de informação que serve o simulador da aposentadoria: para ajudar o contribuinte a decidir quando deve pedir o benefício.

Esse serviço de simulação é completamente de graça e, se o contribuinte sabe exatamente quanto de recolhimento previdenciário pagou, o valor mostrado é bem próximo ao do seu benefício real.

Como fazer simulação da aposentadoria 2019


Quais são as aposentadorias disponíveis no INSS?

Para saber como simular, é preciso entender o que há para simular, ou seja, quais são as formas de aposentadoria que a previdência oferece.

Aposentadoria por idade

A primeira delas é a aposentadoria por idade, que pode ser pedida pelos homens que completam 65 anos e pelas mulheres que completam 62 anos (essas idades fazem parte da Reforma Previdenciária de 2019).

Enquanto a reforma não é efetivada, as idades necessárias para a aposentadoria desse tipo são 65 e 60, respectivamente.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer a simulação da aposentadoria pela internet

O valor a ser recebido no momento da aposentadoria é sempre motivo de disputas entre congresso e governo. Enquanto os nossos governantes travam uma verdadeira “guerra” sobre o assunto, os trabalhadores tendem sempre a fazer contas e cálculos para saber o quanto terão direito a receber.

Porém, muitos percebem que essa não é uma tarefa fácil, pois o sistema brasileiro de previdência é bastante complexo. O Fator Previdenciário é um complicador a mais nesse cálculo, pois ele acaba atuando como um incentivador para que as pessoas fiquem mais tempo no mercado de trabalho para ter direito a receber um salário melhor durante os anos de aposentadoria.

Sistema de simulação da aposentadoria

simulacao-aposentadoria

Já tem um tempo que as agências do INSS não realizam mais simulações referentes à aposentadoria, sendo a limitação de funcionários e a falta de estrutura os fatores que mais contribuíram para o governo decidir suspender esse serviço em suas agências.

Atualmente, todo o processo é feito de maneira online, sendo que cabe ao trabalhador realizar essa simulação. No entanto, algumas pessoas encontram certas dificuldades para realizar o procedimento.

Se você tem dúvidas sobre como fazer a simulação da aposentadoria, confira agora um passo a passo completo para realizar esse procedimento da forma correta.

1. Cálculo do tempo

Ter o tempo de contribuição como base é uma maneira de fazer uma simulação da aposentadoria. Para isso basta seguir essas orientações no site da Previdência.

1. Acesse o site pelo endereço www.previdencia.gov.br.

2. No menu localizado na parte superior do portal, clique na opção “Serviços do MTPS”.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais