Como fazer simulação da aposentadoria 2019

Se você precisa fazer a simulação aposentadoria, acompanhe as informações deste artigo; vamos te ajudar a simular o benefício de forma simples e rápida

A aposentadora nem sempre significa que os trabalhadores vão receber o mesmo valor: tudo dependerá do tipo de aposentadoria, do tempo de contribuição e até da profissão que a pessoa tinha.

Quem vai se aposentar em 2019 pode fazer uso da simulação desse benefício no site do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).


Por que é importante fazer a simulação da aposentadoria?

Às vezes, os trabalhadores têm a possibilidade de se aposentar em determinado período; entretanto, descobrem que ganhariam um benefício maior se esperassem por mais um pouco de tempo.


É para ter esse tipo de informação que serve o simulador da aposentadoria: para ajudar o contribuinte a decidir quando deve pedir o benefício.

Esse serviço de simulação é completamente de graça e, se o contribuinte sabe exatamente quanto de recolhimento previdenciário pagou, o valor mostrado é bem próximo ao do seu benefício real.

Como fazer simulação da aposentadoria 2019


Quais são as aposentadorias disponíveis no INSS?

Para saber como simular, é preciso entender o que há para simular, ou seja, quais são as formas de aposentadoria que a previdência oferece.

Aposentadoria por idade

A primeira delas é a aposentadoria por idade, que pode ser pedida pelos homens que completam 65 anos e pelas mulheres que completam 62 anos (essas idades fazem parte da Reforma Previdenciária de 2019).

Enquanto a reforma não é efetivada, as idades necessárias para a aposentadoria desse tipo são 65 e 60, respectivamente.

Além disso, esses idosos precisam ter 180 meses de contribuição com a previdência, seja pelos carnês ou pelo registro na carteira profissional.

Aposentadoria por invalidez

Outra forma de aposentadoria é a por invalidez, que é permitida quando o contribuinte adquire alguma deficiência ou doença que o impede de ter qualquer cargo profissional e que não tem perspectiva de recuperação.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Dá para simular também a aposentadoria por tempo de contribuição, que era conhecida como aposentadoria proporcional há alguns anos.

Para o benefício em questão, o homem deve ter contribuído por 35 anos e a mulher, por 30 anos.

Para esse cálculo, a idade não terá nenhum tipo de peso e é por isso que pessoas bastante novas conseguem essa aposentadoria, desde que também tenham coçado a trabalhar bem novas.


Passo a passo para fazer simulação da aposentadoria 2019

O Instituto Nacional de Seguridade Social tem duas formas de simulação de aposentadoria e todas podem ser realizadas pela Internet.

Essas formas são a manual e a por tempo de contribuição e ambas são feitas da seguinte forma:

  • Acesse https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/simulacao;
  • Coloque as informações pessoais que o site Meu INSS pedir;
  • Adicione todas as experiências profissionais registradas em carteira e que geraram contribuição previdenciária;
  • Quando todas as experiências profissionais estiverem incluídas, basta clicar em “simular”.

Como fazer cadastro no site do INSS

As pessoas que tentarem fazer a simulação de aposentadoria perceberão que é preciso fazer login para inserir as informações pedidas.

Criar esse login é bastante rápido:

  • No link acima, clique em “Login”;
  • Outras duas páginas surgirão e, em cada uma, clique em “Cadastre-se”;
  • Quando a terceira página aparecer, coloque as informações solicitadas e crie uma senha.

É possível fazer a simulação da aposentadoria 2019 pessoalmente?

Apesar de tanta tecnologia disponível, há contribuintes que não se sentem aptos a fazer a simulação de aposentadoria pelo site do INSS.

O problema é que fazer essa atividade presencialmente nem sempre é tão simples, uma vez que os postos da previdência podem estar bastante cheios.

Para fazer a simulação pessoalmente, o contribuinte tem de levar a sua carteira de trabalho e os possíveis carnês de contribuição, solicitando ao funcionário que faça o cálculo.

Se o indivíduo tiver condições, ele pode pedir que essa simulação seja realizada por um advogado trabalhista.


O que fazer se a simulação da aposentadoria for favorável?

O contribuinte que descobrir que já pode solicitar a sua aposentadoria deve ligar para 135 e agendar um atendimento.

Também dá para ele fazer isso acessando https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/aposcontrib/atualizacao e fazendo login (processo que foi explicado um pouco acima).

Com um atendimento já marcado, o contribuinte irá ao posto do INSS mostrar os seus carnês de contribuição e a sua carteira de trabalho.

O funcionário da previdência vai registrar o pedido de aposentadoria e será necessário esperar até um mês para saber se ela será autorizada.

Quando qualquer aposentadoria é concedida, o INSS envia uma carta de concessão na qual haverá orientações a esse novo beneficiário.

Como fazer simulação da aposentadoria 2019


O que fazer se a simulação da aposentadoria for desfavorável?

A simulação não somente mostra se a aposentadoria imediata é possível ou não, quanto permite saber quanto tempo falta para o cidadão ter direito a receber o benefício.

Se o contribuinte teve a informação de que ainda não pode se aposentar porque precisa contribuir por mais cinco anos, por exemplo, ele pode buscar um advogado trabalhista e se informar sobre como pode acelerar essa contribuição: trocando de carnê, por exemplo.

O advogado também poderá contestar se a conta feita pelo INSS tiver algum erro.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.