Quem tem direito a receber o PIS em 2019
Neste texto você pode conferir todas regras referente ao Programa de Integração Social para saber quem tem direito ao PIS 2019
O Programa de Integração Social (PIS) é um tipo de poupança para o trabalhador.
Porém, não é ele quem deposita: é o seu empregador, que tem de retirar 8% do salário a cada mês e colocar no PIS/PASEP desse indivíduo.
Sobre o PASEP, ele é quase igual ao PIS: a única coisa que os separa é que o PIS é pago pelas empresas privadas e o PASEP, pelos órgãos públicos.
Mesmo que funcione como uma poupança, o trabalhador não pode acessar essa quantia quando preferir: são estipulados contextos nos quais o brasileiro pode fazer o saque.
Recentemente, foi possível sacar as chamadas “cotas do PIS”, que eram depósitos feitos até o ano de 1988 e que ainda não tinham sido sacados pela população.
Afora esse saque de cotas, os cidadãos precisam comprovar documentalmente que estão em algum dos contextos nos quais o uso do PIS é permitido.
Dessa forma, apenas esses brasileiros terão acesso a essas quantias em 2019; a não ser que o governo realize nova liberação de cotas, o que já estava sendo avaliado.
Quem pode receber o PIS 2019
Primeiramente, o trabalhador só pode ter PIS se tem carteira assinada; apesar de todo cidadão registrado ter o depósito do PIS todos os meses, o saque só é permitido para quem já está no programa há 5 anos ou mais.
É obrigatório também que o cidadão tenha trabalhado no ano-base: devem ser 30 dias trabalhados e o Ministério do Trabalho não exige que sejam consecutivos.… Clique aqui para ler todas as informações