Como fazer consulta do benefício do INSS

Confiras as instruções e veja todas as opções disponíveis para fazer a consulta benefício INSS

Pessoas de todas as idades e lugares do Brasil podem ter direito a receber algum benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Além de aposentadoria, o órgão tem diversos tipos de assistências para os cidadãos, como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros.

Diante desse cenário, frequentemente o beneficiado pode ter a necessidade de saber o andamento do seu benefício.

Se esse é seu caso, descubra neste artigo como fazer consulta do benefício do INSS.

Como fazer consulta benefício INSS


O que é a consulta do benefício do INSS?

A consulta do benefício do INSS é a forma confiável de os cidadãos saberem o status do seu pedido de benefício perante a previdência social.

Com essa pesquisa, essas pessoas descobrem se a equipe do INSS já recebeu a solicitação de benefício, se ela já foi avaliada e se existe algum entrave.

É normal que as pessoas que estão esperando um benefício da previdência social fiquem apreensivas e queiram ligar constantemente para o INSS, mas nem sempre é possível falar com o órgão.

Ir até o posto de atendimento, dependendo da situação do contribuinte, pode ser mais difícil ainda. Dessa forma, o acompanhamento online do benefício é a melhor opção.


Como fazer consulta de benefício do INSS

A consulta de benefício do INSS é oferecida no sistema eletrônico do órgão, e as pessoas podem fazê-la ilimitadamente.

Inclusive, ela dá autonomia ao cidadão porque ele não depende do funcionário da previdência social para saber o andamento do seu benefício: ele próprio obtém essa resposta.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como funciona o INSS Digital

Entenda para que serve o INSS Digital e veja como funciona a plataforma

O atendimento da maior parte dos órgãos públicos tem ficado digitalizado: com isso, consegue-se diminuir a quantidade de servidores, a quantidade de pessoas nos postos presenciais e o desgaste da população.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é uma das instituições que atendem virtualmente aos cidadãos, havendo até uma plataforma chamada de INSS Digital.

Na verdade, esse site não é muito novo, só era conhecido como Meu INSS até bem pouco tempo. Se você nunca usou o INSS Digital ou não sabe exatamente para que ele serve, veja aqui o que é isso e como ela simplifica o atendimento.


O que é o INSS Digital?

O INSS Digital é uma plataforma com diversos serviços da previdência social que os contribuintes podem acessar de graça e de qualquer computador.

As informações colocadas no sistema digital da previdência são protegidas pela instituição e são um verdadeiro canal de atendimento.

Usando essa plataforma, os contribuintes podem fazer solicitações de benefício e acompanhar se ele foi liberado ou não.

Para os que são beneficiários, é possível consultar extratos de depósitos, ver informações sobre crédito consignado e muito mais.

Como funciona o INSS Digital


Para que serve o INSS Digital?

Um dos serviços da previdência social que podem ser acessados na página do INSS Digital é o salário maternidade urbano, sendo possível fazer agendamentos de aposentadorias de diversos tipos.

Para os contribuintes que precisam passar por perícia médica, ela também pode ser agendada pelo Meu INSS, lembrando que ela é fundamental para benefícios relacionados à saúde.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF

Confira o passo a passo para consultar INSS pelo CPF

Quem solicita um benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) precisa ficar atento se ele foi ou não concedido, além de ficar sabendo sobre a situação do pagamento.

Além disso, a consulta também é indispensável para aqueles que já são beneficiados, mas que estão precisando de revisão do benefício. Para acompanhar os valores, os cidadãos podem consultar o site do órgão.

O sistema não é difícil de ser utilizado, e os contribuintes podem saber quanto têm a receber sempre que quiserem.

Além do sistema eletrônico, também se obtém essa informação pelo número 135, que é a central oficial do INSS.

Saiba aqui como consultar o benefício usando o CPF.


Que benefícios do INSS podem ser consultados?

Qualquer assistência que o governo federal ofereça por meio do INSS pode ser consultada.

Porém, o “público” que recebe cada uma dessas assistências é ligeiramente diferente:

  • Pensão por morte: é destinada aos dependentes de quem falece, não importando se foi devido a acidentes ou a doenças;
  • Aposentadorias: são destinadas a todos os que contribuíram por um tempo mínimo de 180 meses. Os cidadãos podem se aposentar porque completaram 60 ou 65 anos (para mulheres e homens, respectivamente) porque alcançaram os anos necessários de contribuição ou ainda porque não têm condições físicas ou mentais de trabalhar e não possuem perspectiva de se recuperar (é a pensão por invalidez);
  • Auxílio saúde: é destinado a quem sofreu algum acidente ou está doente e precisa se afastar temporariamente do seu trabalho;
  • LOAS: é um benefício pago aos idosos que não têm renda e nem contribuição suficiente para se aposentar.
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer consulta do INSS extrato

Confira todas as opções disponíveis para verificar o INSS extrato

Acompanhar o extrato de uma conta é uma forma básica de as pessoas saberem se todos os depósitos necessários foram recebidos e quanto existe de saldo na conta.

Apesar de a maioria dos extratos ser bancário, também existe o extrato beneficiário, que é feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Ele serve como um controle do beneficiário, que pode usar esse documento como comprovante de que tem renda ou para fazer reclamações à previdência por causa de inconsistência de valores.

No caso de a aposentadoria estar sendo depositada em valor mais baixo do que o concedido, por exemplo, usar o extrato é uma forma de provar o erro.

Diferentemente dos bancos, o INSS não cobra pelos extratos que o cidadão tira: ele pode fazer isso quando quiser.

Também se pode usar esse documento para saber quando o próximo benefício estará disponível: é só procurar por “Lançamentos futuros”, da mesma maneira que se faz com os salários.


Consultar extrato do INSS usando CPF

Os beneficiários podem pedir pessoalmente o extrato previdenciário e isso se faz levando o CPF e o documento de identidade com foto.

No entanto, as agências do INSS podem solicitar que haja agendamento devido ao grande movimento de cidadãos pedindo benefícios.

O agendamento para qualquer atividade no INSS precisa ser feito no número 135 ou utilizando o Meu INSS, que será detalhado nó próximo item.

Se o próprio beneficiário não pode se locomover até a previdência para pedir o extrato, o seu procurador pode ir em seu lugar.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o número do INSS

Confira todas as opções disponíveis para fazer a consulta número INSS

É no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que os trabalhadores brasileiros podem pedir benefícios quando estão doentes ou a sua própria aposentadoria.

Antigamente, o trâmite para a solicitação e para informações era apenas presencial: o cidadão precisava se dirigir até uma agência do INSS sempre que quisesse saber se o benefício tinha sido aprovado, quais documentos faltavam, etc.

Há alguns anos, a Previdência Social começou a permitir essas consultas pela Internet, apesar de ainda informar os trabalhadores pessoalmente.

Sabendo o número do seu processo no INSS, o cidadão pode conferir se o seu benefício ainda demorará para ser avaliado, o resultado da perícia e todas as outras coisas envolvidas.

A consulta ao número do INSS é bem rápida e os trabalhadores podem fazer de graça.

Além de usar o site da Previdência Social e as agências do instituto de seguridade, também dá para ligar 135 e receber informações.


Como consultar o número do INSS pela internet

Uma vez que a pessoa já tem o benefício previdenciário e quer informar-se sobre saldos e outras coisas, será necessário fornecer esse número.

Entretanto, muitos trabalhadores ficam em dúvida sobre qual é o número certo que representa o seu auxílio doença, a sua aposentadoria e outros.

Descobrir isso pelo site do INSS é muito simples. O cidadão clica em https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss e em agendamento; o sistema da previdência pedirá o número do benefício e, no lugar dele, coloca-se o PIS/PASEP.

Normalmente, o próprio sistema mostrará qual é o número certo correspondente àquele PIS/PASEP.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como funciona o abono pecuniário

Você tem dúvidas sobre o abono pecuniário? Acompanhe neste artigo as orientações sobre o benefício e veja se ele vale a pena para você


Gozar férias é um direito de todo trabalhador que tenha sido contratado de acordo com as regras que regem a Confederação das Leis Trabalhistas, a CLT.

Segundo essa legislação, aliás, todos aqueles que trabalham doze meses em uma mesma empresa tem direito a um descanso remunerado de 30 dias.

Mas, algumas vezes, o trabalhador não deseja gozar integralmente esses 30 dias de férias. Por necessidade financeira, ele pretende negociar com a empresa que “compre” parte desse período.

Essa operação, que faz parte da realidade corporativa de várias empresas brasileiras, é conhecida como abono pecuniário. Aposto que você já tinha ouvido falar na venda de férias para a empresa, mas você sabe como ela realmente funciona?

Se sua resposta for não, fique tranquilo. Vamos explicar direitinho o que é o abono pecuniário e como fazer se você decidir que não precisa de trinta dias de férias.

Como funciona o abono pecuniário


O que é o abono pecuniário

O que nós costumamos chamar de “venda de férias” é, na verdade, o abono pecuniário, e ele acontece sempre que um trabalhador, de livre e espontânea vontade, procura a empresa disposto a abrir mão de parte de seu descanso em troca de dinheiro.

A legislação trabalhista permite que seja trocado 1/3 das férias por dinheiro. Os dias vendidos e os dias descansados irão variar de acordo com o período de férias a que o trabalhador tem direito.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o extrato do INSS pelo portal MEU INSS

Quer ter acesso a todas informações relacionadas a contribuição da previdência social? Provavelmente o documento que você procura se é o extrato previdenciário CNIS. Nele o trabalhador consegue conferir informações detalhadas sobre sua previdência e seus vínculos previdenciários e trabalhistas. Mesmo com toda sua importância, muitos têm dúvidas sobre onde conseguir consultar esse extrato.

Para ajudar todos que estão confusos com processos cheios de burocracia e pouca clareza, a previdência social lançou uma nova maneira de acesso: o Portal Meu INSS. Nesse site o segurado do INSS consegue acessar suas informações, fazer agendamentos, pedidos de perícia médica. Entenda mais sobre esse portal e como usá-lo para fazer a consulta do extrato CNIS sem precisar comparecer a uma agência da Caixa Econômica.


O que é o Portal Meu INSS

Como consultar o extrato do INSS pelo portal MEU INSS

O Portal Meu INSS é a nova plataforma da previdência social que permite ao usuário consultar todas suas informações e serviços em um único lugar. Após realizar o cadastro o usuário tem acesso a todos os serviços do INSS sem precisar se confundir com várias informações de vários portais ou agendar atendimentos demorados.

O Portal Meu INSS oferece uma série de serviços e informações para todos que são cadastrados. Qualquer um que seja segurado da previdência social pode realizar seu cadastro gratuito e começar a usar o site nesse exato momento.

Alguns dos serviços oferecidos pelo Portal Meu INSS são:

  • Extrato do INSS;
  • Histórico dos créditos;
  • Carta de concessão do Meu INSS;
  • Consulta de pedido de revisão de benefício;
  • Localização de agências;
  • Resultado de perícia médica;
  • Extrato de imposto de renda.
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer a consulta do andamento do processo do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente conhecido como INSS, é o órgão do governo responsável por pagar uma série de benefícios à população brasileira.

Diariamente, milhares de pessoas em todo o país entram com recursos junto à instituição, cada qual relacionado a uma demanda específica. Após fazer o pedido, os segurados precisam consultar o andamento do processo do INSS para saber se ele foi aprovado ou recusado.

Consulta pela internet

No passado, toda consulta deveria ser feita pessoalmente nos postos do INSS. Isso quer dizer que a pessoa interessada em fazer o acompanhamento era obrigada a comparecer em uma das agências credenciadas. Além de pouco eficiente, esse sistema cooperava para a formação das filas gigantescas nas unidades.

Felizmente, porém, o sistema passou por um processo de modernização e começou a oferecer o acompanhamento completo pela internet. O beneficiário precisa apenas de um computador e de acesso à rede para realizar todas as etapas da consulta.

Se você não conhece os procedimentos, a partir de agora vamos apresentar um tutorial passo-a-passo ensinando a consultar o andamento do processo do INSS. Veja como funciona.

Passo a passo para realizar a consulta no INSS

consulta-andamento-processo-inss

Os processos do INSS podem se referir a diversos assuntos. Os mais solicitados são:

  • Requerimento de pensões.
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição.
  • Auxílio-doença.

Para fazer a consulta, você deve seguir os passos a seguir:

1. Acesse o site da Previdência Social pelo endereço http://www1.previdencia.gov.br/crps/index1.asp.

2. Neste momento você deve escolher entre as opções “Débito” ou “Benefício” (no caso daqueles processos referentes aos benefícios do INSS).… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como consultar o extrato do INSS pela internet

Confira as orientações para fazer a consulta extrato INSS pela internet

Não faltam beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pelo Brasil e, por se tratar de depósitos de quantias, vale a pena ter alguns extratos periódicos para conferir quanto a previdência está pagando, se há valores faltando, se a data indicada na carta de concessão está sendo respeitada, etc.

Para conseguir o extrato do INSS, não é necessário ir à agência do INSS e, na realidade, nem mesmo ao banco no qual os saques são feitos: é só acessar o Meu INSS em qualquer lugar do país.

Se você é beneficiário e nunca fez isso, aprenda já como consultar.


Quais benefícios geram extrato do INSS pela internet?

A previdência social não se limita a pagar somente aposentadorias às pessoas que atingem determinado tempo de trabalho ou determinada idade: há vários outros benefícios para os contribuintes e todos podem ter seu extrato consultado. Veja abaixo:

  • Aposentadoria por invalidez: esse é o benefício indicado para indivíduos que têm algum problema que impede o exercício de qualquer profissão Na maior parte das vezes, ele é pago para aqueles que já tiveram auxílio doença, sendo ele renovado por várias vezes;
  • Pensão por morte: é o benefício vitalício concedido à família dos contribuintes que faleceram e que eram arrimo de família;
  • BPC: conhecido como LOAS, é uma assistência aos idosos que não têm renda própria, além de ser pago às pessoas que têm deficiências.

Como consultar o extrato do INSS pela internet


Como consultar extrato do INSS pela Internet?

O Instituto Nacional de Seguridade Social oferece à população um site especial no qual ela pode gerenciar os benefícios que recebe, e isso inclui consultar extratos.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais