Como consultar o número do INSS

Confira todas as opções disponíveis para fazer a consulta número INSS

É no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que os trabalhadores brasileiros podem pedir benefícios quando estão doentes ou a sua própria aposentadoria.

Antigamente, o trâmite para a solicitação e para informações era apenas presencial: o cidadão precisava se dirigir até uma agência do INSS sempre que quisesse saber se o benefício tinha sido aprovado, quais documentos faltavam, etc.

Há alguns anos, a Previdência Social começou a permitir essas consultas pela Internet, apesar de ainda informar os trabalhadores pessoalmente.


Sabendo o número do seu processo no INSS, o cidadão pode conferir se o seu benefício ainda demorará para ser avaliado, o resultado da perícia e todas as outras coisas envolvidas.

A consulta ao número do INSS é bem rápida e os trabalhadores podem fazer de graça.

Além de usar o site da Previdência Social e as agências do instituto de seguridade, também dá para ligar 135 e receber informações.


Como consultar o número do INSS pela internet

Uma vez que a pessoa já tem o benefício previdenciário e quer informar-se sobre saldos e outras coisas, será necessário fornecer esse número.

Entretanto, muitos trabalhadores ficam em dúvida sobre qual é o número certo que representa o seu auxílio doença, a sua aposentadoria e outros.

Descobrir isso pelo site do INSS é muito simples. O cidadão clica em https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss e em agendamento; o sistema da previdência pedirá o número do benefício e, no lugar dele, coloca-se o PIS/PASEP.

Normalmente, o próprio sistema mostrará qual é o número certo correspondente àquele PIS/PASEP.

Se esse método não mostrar o número do benefício, o cidadão tem de levar seu PIS/PASEP até a agência do INSS e pedir essa informação aos atendentes.

Outra forma de solicitá-la é ligando para 135, lembrando que a carta de concessão que os beneficiários recebem também conta com esse número.

Como consultar o número do INSS


Consulta extrato INSS

Muitas pessoas utilizam o número do benefício do INSS para consultar o seu extrato.

O sistema é praticamente igual ao de um extrato bancário comum: é mostrado o depósito do auxílio doença ou da aposentadoria, o valor, o dia e todos os detalhes.

Para o cidadão que quiser consultar esse extrato do INSS pela Internet, isso é oferecido em https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-pagamento-de-beneficio/.

É preciso clicar em “Solicitar” para que o sistema Meu INSS seja aberto. Selecionando “Extrato beneficiário”, aparecerá a caixa de login; porém, apenas o contribuinte que já fez cadastro com o seu número de benefício poderá acessar.

O extrato do benefício pode ser pedido também na agência do INSS e, mesmo que o número dele seja pedido, quem não o souber pode tentar a informação com seu PIS/PASEP, além de levar seus documentos pessoais.


Carta de Concessão do INSS

Depois que o trabalhador fez o pedido do seu benefício, ele tem de ficar atento à concessão ou negação.

Na agência do INSS, o atendente pode dar a informação preliminar de que aquele benefício foi concedido, orientando a pessoa a aguardar a sua carta de concessão.

Sem essa carta, a pessoa não pode receber nenhum benefício, uma vez que a sua aprovação não estará oficializada.

Caso a carta de concessão ainda não tenha chegado, o cidadão pode acessar https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/concal e logar-se para saber se ela já foi feita. Estando pronta, basta esperar que os Correios a entreguem.

Se o benefício foi concedido, mas a carta de concessão não foi mandada e nem mesmo gerada no Meu INSS, é fundamental que o trabalhador leve seus documentos novamente à agência da previdência social para saber o que está impedindo o documento de ser preparado.

Como consultar o número do INSS


Resultado de perícia INSS para auxílio doença

O auxílio doença também pode ser consultado pelo trabalhador: se ele ainda não o tem autorizado e quer saber sobre a perícia médica, então deve usar o PIS/PASEP.

Essa perícia é normal para quem pede esse tipo de benefício, uma vez que a previdência social precisa se certificar de que aquele indivíduo não tem mesmo meios de trabalhar por causa da sua condição de saúde.

Para saber do resultado, é só o cidadão clicar em https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/ e no quadro “resultado”.

O sistema da previdência pedirá o número do requerimento ou do benefício, o nome completo, data de nascimento e CPF.

É importante que o cidadão que puder imprima a página de resultado.

Além de o resultado da perícia ser mostrado nesse sistema da previdência social, os trabalhadores também podem consultá-lo presencialmente, nas agências, ou ligando para 135.

Além disso, é válido saber quais são as coisas que aumentam as possibilidades de o auxílio doença ser permitido. Para começar, o trabalhador tem de levar todos os seus laudos e documentos médicos recentes.

É possível que o perito queira fazer um exame clínico no requerente. Nesse caso, é importante não questionar essa decisão do médico, permitindo que ele faça a avaliação complementar aos documentos que ele analisou.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.