Como consultar a Carta de Concessão do INSS pela internet

A Previdência Social é a responsável por gerenciar diversos benefícios no Brasil, tais como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, entre outros.

Ao fazer o requerimento para qualquer um desses recursos, você precisa aguardar a finalização do processo, para então saber se o seu pedido foi concedido ou não. Caso seja aprovado, você é orientado a comparecer a um posto do INSS para dar prosseguimento à solicitação.

Além disso, você também deve verificar outras informações muito importantes, como o valor da aposentadoria que você terá direito e a data em que o benefício estará disponível.

Todas essas informações são disponibilizadas pelo INSS e colocadas em um documento conhecido como Carta de concessão e memória de cálculo. A partir de agora, nós vamos explicar o que você precisa fazer para consultar essa carta pela internet.

Como funciona

carta-concessao-do-inss

Muitas pessoas aguardam a Carta de concessão com um certo grau de ansiedade, afinal, somente após o documento ser liberado é possível saber os detalhes da aposentadoria. A fim de facilitar esse acesso, o INSS disponibiliza a carta no site da Previdência Social, dessa maneira é possível consultá-la de forma prática e rápida.

Uma dica importante é imprimir a carta diretamente pelo site, pois essa cópia é aceita pelo banco na hora de fazer o saque do dinheiro. Porém, nem sempre é possível fazer a impressão. Se isso acontecer com você, faça o seguinte:

1. Anote todos os dados descritos na Carta de Concessão, incluindo o número do seu benefício.

2. Dirija-se ao banco que você escolheu receber a sua aposentadoria.

3. Apresente os dados da carta e solicite o saque do dinheiro.

Na maioria das vezes, o primeiro pagamento é liberado 15 dias depois de o benefício ter sido aprovado pelo INSS.

Como ter acesso à carta

Para acessar a Carta de Concessão pela internet, você precisa ter em mãos as seguintes informações:

  • Número referente ao benefício: Esse número é fornecido no momento em que você dá entrada no benefício, portanto, guarde esse protocolo com cuidado, pois assim a consulta poderá ser feita posteriormente.
  • Dados Pessoais: Seu nome, data de nascimento e CPF.

Com esses dados disponíveis, você precisa realizar os passos a seguir:

1. Acessar o site do INSS pelo link www.mtps.gov.br/carta-de-concessao.

2. Clicar na opção “Pedir Carta de Concessão”.

carta-concessao-inss

3. Preencher o questionário e clicar em “Visualizar”. Desta forma, a carta será apresentada com todas as informações relacionadas seu benefício.

carta-concessao-inss-formulario

O que você vai encontrar na Carta de Concessão

  • Dados do benefício: Nesse campo é possível conferir tudo o que se refere ao benefício solicitado, tais como o nome completo do recurso (se pensão, aposentadoria, etc), a data em que ele foi pedido e também outras informações referentes aos recursos.
  • Demonstrativo do cálculo da renda: Essas informações são fundamentais para que você possa conferir se todos os lançamentos foram feitos corretamente, além de verificar se os valores depositados estão certos.

Caso algum erro seja encontrado, você pode pedir uma revisão do recurso junto à Previdência Social. Por esse motivo, é fundamental conferir se tudo está correto, para que no futuro não haja nenhum tipo de problema.

Essas foram as informações para você aprender a consultar a Carta de Concessão pela Internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva uma pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

15 Comments

  1. Reginaldo 7 de outubro de 2016
  2. darci ana ausec ludwig 11 de outubro de 2016
  3. JUDITE GUEDE DE SENA 19 de outubro de 2016
  4. ivan francisco da silva 7 de novembro de 2016
    • Consulta INSS 20 de janeiro de 2017
  5. Osmar David 17 de novembro de 2016
    • Consulta INSS 20 de janeiro de 2017
  6. marcia pereira e silva barbosa 14 de dezembro de 2016
  7. Alexsander matos carneiro 17 de janeiro de 2017
    • Consulta INSS 20 de janeiro de 2017
  8. Adriana miranda 17 de janeiro de 2017
    • Consulta INSS 20 de janeiro de 2017
  9. Alexandro 23 de janeiro de 2017
    • Consulta INSS 31 de janeiro de 2017
  10. Maria 21 de abril de 2017