Como consultar a Carta de Concessão do INSS pela internet

A Previdência Social é a responsável por gerenciar diversos benefícios no Brasil, tais como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, entre outros.

Ao fazer o requerimento para qualquer um desses recursos, você precisa aguardar a finalização do processo, para então saber se o seu pedido foi concedido ou não. Caso seja aprovado, você é orientado a comparecer a um posto do INSS para dar prosseguimento à solicitação.

Além disso, você também deve verificar outras informações muito importantes, como o valor da aposentadoria que você terá direito e a data em que o benefício estará disponível.

Todas essas informações são disponibilizadas pelo INSS e colocadas em um documento conhecido como Carta de concessão e memória de cálculo. A partir de agora, nós vamos explicar o que você precisa fazer para consultar essa carta pela internet.


Como funciona

carta-concessao-do-inss

Muitas pessoas aguardam a Carta de concessão com um certo grau de ansiedade, afinal, somente após o documento ser liberado é possível saber os detalhes da aposentadoria. A fim de facilitar esse acesso, o INSS disponibiliza a carta no site da Previdência Social, dessa maneira é possível consultá-la de forma prática e rápida.

Uma dica importante é imprimir a carta diretamente pelo site, pois essa cópia é aceita pelo banco na hora de fazer o saque do dinheiro. Porém, nem sempre é possível fazer a impressão. Se isso acontecer com você, faça o seguinte:

1. Anote todos os dados descritos na Carta de Concessão, incluindo o número do seu benefício.

2. Dirija-se ao banco que você escolheu receber a sua aposentadoria.

3. Apresente os dados da carta e solicite o saque do dinheiro.

Na maioria das vezes, o primeiro pagamento é liberado 15 dias depois de o benefício ter sido aprovado pelo INSS.

Como ter acesso à carta

Para acessar a Carta de Concessão pela internet, você precisa ter em mãos as seguintes informações:

  • Número referente ao benefício: Esse número é fornecido no momento em que você dá entrada no benefício, portanto, guarde esse protocolo com cuidado, pois assim a consulta poderá ser feita posteriormente.
  • Dados Pessoais: Seu nome, data de nascimento e CPF.

Com esses dados disponíveis, você precisa realizar os passos a seguir:

1. Acessar o site do INSS pelo link www.mtps.gov.br/carta-de-concessao.

2. Clicar na opção “Pedir Carta de Concessão”.

carta-concessao-inss

3. Preencher o questionário e clicar em “Visualizar”. Desta forma, a carta será apresentada com todas as informações relacionadas seu benefício.

carta-concessao-inss-formulario

O que você vai encontrar na Carta de Concessão

  • Dados do benefício: Nesse campo é possível conferir tudo o que se refere ao benefício solicitado, tais como o nome completo do recurso (se pensão, aposentadoria, etc), a data em que ele foi pedido e também outras informações referentes aos recursos.
  • Demonstrativo do cálculo da renda: Essas informações são fundamentais para que você possa conferir se todos os lançamentos foram feitos corretamente, além de verificar se os valores depositados estão certos.

Caso algum erro seja encontrado, você pode pedir uma revisão do recurso junto à Previdência Social. Por esse motivo, é fundamental conferir se tudo está correto, para que no futuro não haja nenhum tipo de problema.

Essas foram as informações para você aprender a consultar a Carta de Concessão pela Internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva uma pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

15 comentários para “Como consultar a Carta de Concessão do INSS pela internet

  1. Meu marido esta 5 meses sem receber passounpela pericia medica achei um absurdo o valor que ele vai receber nao veio os atrasados e nao sei que fazer

  2. Para ter acesso a carta de concessao, o INSS atualmente exige que liguemos antes para o 135 para cadastrarmos uma senha. No entanto, eu ja tentei diversas vezes e nunca consegui falar com um dos atendentes. Alias, consegui uma vez, mas depois, quando fui colocar a senha para acessar os dados do meu beneficio, o sistema nao a reconhece. Que coisa mais estressante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.