Comprovante de Rendimentos do INSS

O comprovante de rendimento INSS é um documento fácil de ser obtido; ele serve para que um beneficiário da previdência social contabilize quanto recebeu anualmente.

A principal utilidade desse comprovante é facilitar a declaração de impostos, tradicionalmente feita no primeiro quadrimestre.

Quando o trabalhador precisa declarar imposto de renda, é só ele contabilizar todos os seus holerites, desde que ele os guarde.

Porém, nem todo mundo guarda os saldos e extratos bancários a fim de registrar quanto receberam de benefício previdenciário e, por isso, o comprovante de rendimentos INSS é uma forma mais segura de não errar na declaração de imposto.

Essa declaração de ganhos também pode funcionar como um comprovante para fazer algumas compras a crédito.

Afinal, ele confirma que a pessoa em questão tem meios de pagar pelo parcelamento em questão.

Veja, a partir de agora, como conseguir comprovante de rendimentos do INSS.

Comprovante de Rendimentos do INSS


Informe de rendimentos INSS

O informe de rendimentos INSS é a mesma coisa que o comprovante de rendimentos: é o mesmo documento e com o mesmo intuito.

A previdência social permite ao beneficiário emiti-lo quando quiser (e não apenas no período de declaração de imposto de renda).

É necessário que esse comprovante de rendimentos INSS traga a quantia paga ao beneficiário todos os meses, inclusive décimo terceiro e eventuais atrasados, que são muito comuns quando uma pessoa tem a sua aposentadoria concedida.


Comprovante de rendimentos INSS aposentados

Para obter o comprovante de rendimentos INSS, o beneficiário precisa se cadastrar no Meu INSS, que está à disposição tanto na versão para navegador quanto na versão aplicativo.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Certidão negativa INSS

Todas as empresas com algum funcionário registrado em carteira devem manter uma certidão negativa INSS consigo.

Afinal, a falta de depósitos de contribuição prejudica muito o trabalhador que precisa se aposentar e, por causa disso, ele pode entrar com um processo trabalhista contra a empresa.

Usando a  certidão negativa do INSS, o empreendedor tem uma prova a seu favor no caso de reclamações por causa de falta de depósitos de contribuição previdenciária.

A sua emissão é bem rápida e o interessado faz o documento sozinho, sem a necessidade de comparecer a uma agência da previdência social.

Normalmente, essa certidão do INSS tem validade de três meses; entretanto, vale a pena tirar a dúvida sobre essa validade ligando para o 135, que é a central da previdência, entre as 7h e as 22.

Certidão negativa INSS


Certidão negativa INSS CNPJ

A certidão negativa INSS tem o intuito de comprovar que a empresa não tem nenhuma contribuição pendente para nenhum dos seus funcionários.

Desse modo, o documento tem a capacidade de atestar para qualquer interessado que aquela empresa pagou corretamente os depósitos previdenciários até aquele momento.

Os empreendedores podem emitir a certidão negativa INSS independentemente do número de funcionários que possui.

Contudo, as empresas maiores, com um alto número de colaboradores, só poderão expedir o documento caso não haja nenhum tipo de pendência, em nenhuma das suas possíveis filiais.

Os usos dessa certidão negativa são variados: muitos empresários usam esse documento para se defender em eventuais processos trabalhistas.

Também existem os empreendedores que vendem a sua empresa e precisam provar ao possível comprador que ela está regularizada frente à previdência.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais