Como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social (GPS)
A Previdência Social ainda é um dos órgãos mais importantes do Brasil, visto que através dos seus benefícios é possível ter direito a uma série de vantagens essenciais para garantir mais conforto no futuro e aproveitar a aposentadoria de maneira tranquila.
E nesse processo, é importante que as pessoas saibam como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social (GPS) para manter os pagamentos sempre em dia e evitar contratempos.
A fim de facilitar a vida dos contribuintes, o governo disponibiliza essa opção no site da Receita Federal, dessa forma é possível fazer todo o procedimento sem precisar sair de casa ou do escritório, evitando também a formação de filas nos postos de atendimento, que até bem pouco tempo atrás era bastante comum.
Você poderá gerar uma guia para cada mês específico, ou se desejar, para um período maior. Isso fica a critério de cada pessoa. A única ressalva é que o tempo não pode ultrapassar cinco anos, sendo que, além de fazer o cálculo para pagamento, você também poderá optar por cadastrar o valor em débito automático.
Cálculo da GPS pela internet
Como mencionado acima, a melhor forma de calcular o GPS é através da internet, por ser uma maneira prática e sem nenhuma burocracia. Para isso basta seguir os seguintes procedimentos:
1. Para iniciar o procedimento, acesse o site da Receita Federal por este link.
2. Digite os dados pedidos no formulário que são:
- Categoria da contribuição que pode ser individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial.
- O número do NIT, PIS ou PASEP.