Como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social (GPS)

A Previdência Social ainda é um dos órgãos mais importantes do Brasil, visto que através dos seus benefícios é possível ter direito a uma série de vantagens essenciais para garantir mais conforto no futuro e aproveitar a aposentadoria de maneira tranquila.

E nesse processo, é importante que as pessoas saibam como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social (GPS) para manter os pagamentos sempre em dia e evitar contratempos.

A fim de facilitar a vida dos contribuintes, o governo disponibiliza essa opção no site da Receita Federal, dessa forma é possível fazer todo o procedimento sem precisar sair de casa ou do escritório, evitando também a formação de filas nos postos de atendimento, que até bem pouco tempo atrás era bastante comum.

Você poderá gerar uma guia para cada mês específico, ou se desejar, para um período maior. Isso fica a critério de cada pessoa. A única ressalva é que o tempo não pode ultrapassar cinco anos, sendo que, além de fazer o cálculo para pagamento, você também poderá optar por cadastrar o valor em débito automático.

Cálculo da GPS pela internet

Como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social (GPS)

Como mencionado acima, a melhor forma de calcular o GPS é através da internet, por ser uma maneira prática e sem nenhuma burocracia. Para isso basta seguir os seguintes procedimentos:

1. Para iniciar o procedimento, acesse o site da Receita Federal por este link.

2. Digite os dados pedidos no formulário que são:

  • Categoria da contribuição que pode ser individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial.
  • O número do NIT, PIS ou PASEP.
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer o cálculo da aposentadoria do INSS

Qualquer trabalhador que procure mais informações sobre o INSS pode ter dúvidas recorrentes sobre alguns aspectos importantes do funcionamento do sistema. Um dos principais questionamentos de todo esse processo está relacionado ao cálculo do INSS.

Ter certeza de quanto você vai receber é fundamental para saber se o valor que está sendo pago é realmente o mais adequado para suprir as suas necessidades no futuro. Para esclarecer definitivamente essa questão, nós ensinamos algumas dicas simples para você fazer o cálculo sem erros. Confira.

Qual a base utilizada para fazer o cálculo do INSS?

O primeiro passo para fazer esse cálculo é entender muito bem qual é a base utilizada por especialistas e pelo próprio órgão. A partir daí será possível chegar a um denominador comum com o valor aproximado. É bom lembrar que são utilizadas bases diferentes para cada caso.

Como é feito o cálculo

calculo-inss-como-fazer

Neste caso, desde 1999, leva-se em consideração o salário-de-contribuição, ou seja, são separados 80% dos maiores salários-de-contribuição desde a implantação do Plano Real. Os salários pagos antes do Real são levados em consideração apenas no campo “Tempo”, e não no quesito “Valores”.

Após a atualização desses salários-de-contribuição, chega-se ao número de quantos foram os salários recebidos no total, e então utiliza-se 80% dos maiores rendimentos. Para entender melhor: caso o trabalhador tenha recebido durante toda a vida 150 salários, serão utilizados como base de pagamento os 120 maiores. Esse valor calculado no final recebe o nome de salário de benefício.

Aposentadoria por idade

Para aqueles que desejam se aposentar por idade, é preciso contabilizar 70% do valor base + 1% do valor para cada ano trabalhado.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais