Como fazer a simulação da aposentadoria pela internet

O valor a ser recebido no momento da aposentadoria é sempre motivo de disputas entre congresso e governo. Enquanto os nossos governantes travam uma verdadeira “guerra” sobre o assunto, os trabalhadores tendem sempre a fazer contas e cálculos para saber o quanto terão direito a receber.

Porém, muitos percebem que essa não é uma tarefa fácil, pois o sistema brasileiro de previdência é bastante complexo. O Fator Previdenciário é um complicador a mais nesse cálculo, pois ele acaba atuando como um incentivador para que as pessoas fiquem mais tempo no mercado de trabalho para ter direito a receber um salário melhor durante os anos de aposentadoria.

Sistema de simulação da aposentadoria

simulacao-aposentadoria

Já tem um tempo que as agências do INSS não realizam mais simulações referentes à aposentadoria, sendo a limitação de funcionários e a falta de estrutura os fatores que mais contribuíram para o governo decidir suspender esse serviço em suas agências.


Atualmente, todo o processo é feito de maneira online, sendo que cabe ao trabalhador realizar essa simulação. No entanto, algumas pessoas encontram certas dificuldades para realizar o procedimento.

Se você tem dúvidas sobre como fazer a simulação da aposentadoria, confira agora um passo a passo completo para realizar esse procedimento da forma correta.

1. Cálculo do tempo

Ter o tempo de contribuição como base é uma maneira de fazer uma simulação da aposentadoria. Para isso basta seguir essas orientações no site da Previdência.

1. Acesse o site pelo endereço www.previdencia.gov.br.

2. No menu localizado na parte superior do portal, clique na opção “Serviços do MTPS”.

simulacao-aposentadoria-inss-menu

3. Agora clique em “Serviços da Previdência”. Em seguida, você deve clicar na opção “Simulação”.

simulacao-aposentadoria-inss-servicos

4. Clique em “Calcular tempo de contribuição”.

simulacao-aposentadoria-inss-tempo-contribuicao

5. Digite o número do PIS/NIT/PASEP (essa informação pode ser consultada na carteira de trabalho). Informe também a combinação de letras e números apresentadas pelo sistema. Em seguida, leia o termo de aceite, marque em “Concordo e clique em “Confirmar”.

simulacao-aposentadoria-inss-nit

6. Agora preencha os campos apresentados na tela seguinte, como data de nascimento, nome completo, nome da mãe, CPF e sexo. Em seguida, clique em “Continuar”.

simulacao-aposentadoria-inss-dados

7. Digite em cada período a data de início do vínculo empregatício, ou a data que começou a contribuição (no caso dos autônomos e facultativos), e também a data fim (saída do trabalho ou término do tempo de contribuição). Clique em “Adicionar”.

simulacao-aposentadoria-inss-vinculos

8. Na opção “Períodos de Vínculos”, você poderá inserir também o tempo que tenha ficado afastado do mercado de trabalho por alguma razão. Feitos esses acertos, você clica na opção “Executar Simulação”.

simulacao-aposentadoria-inss-simular

9. Em seguida, o site vai apresentar uma página com todas as informações referentes ao trabalhador, como o tempo de contribuição e quanto ainda falta contribuir para conseguir se aposentar, tudo em dias, meses e anos. Depois, você pode escolher entre “Gerar Relatório”, “Voltar” ou “Nova Simulação”.

simulacao-aposentadoria-inss-calculos

2 Simulação do valor

Essa opção só está disponível para as pessoas que tenham no mínimo 48 anos de idade ou 25 anos de contribuição, nesse caso as mulheres. E para homens, com no mínimo 53 anos ou 30 anos de contribuição. Caso você preencha esses requisitos basta seguir o procedimento abaixo.

1. Retorne à página inicial do site e clique na opção “Serviços do MTPS”.

simulacao-aposentadoria-inss-menu

2. Agora clique em “Serviços da Previdência”; em seguida, você deve clicar na opção “Simulação”.

simulacao-aposentadoria-inss-servicos

3. Em seguida, clique no botão “Calcular valor do benefício”.

simulacao-aposentadoria-inss-valor

4. Digite seu nome e sua idade, além do tipo de benefício e do tempo de contribuição atual. Para essa simulação, optamos pelo benefício “Aposentadoria por tempo de contribuição”.

simulacao-aposentadoria-inss-contribuicao

5. Preencha todos os campos solicitados pelo site. Os dados são fundamentais para que o sistema possa informe um resultado mais próximo da realidade. A página também disponibiliza a opção “casos especiais”. Aqui se encaixam os trabalhadores que tiveram o direito de solicitar a aposentadoria entre os anos de 1998 e 1999, mas não fizeram o pedido.

6. Em seguida você precisa preencher os valores dos salários recebidos desde 1994.

7. Copie o código apresentado pelo sistema e clique em “Calcular Renda Mensal”. O próprio sistema automaticamente irá apresentar o resultado do cálculo. Para que ele seja o mais certo possível, é fundamental que todas as informações estejam corretas.

simulacao-aposentadoria-inss-calculo-valor

Essas foram as dicas para você aprender a fazer a simulação da aposentadoria. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

4 comentários para “Como fazer a simulação da aposentadoria pela internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.