Consultar Calendário INSS 2016 completo oficial

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é o órgão encarregado pelo governo brasileiro para controlar o orçamento destinado à aposentadoria dos trabalhadores. Todas as pessoas que exercem uma atividade profissional e destinam uma porcentagem do salário para a Previdência, terão direito a receber o benefício quando se aposentarem.

Quando é possível se aposentar

No Brasil, a legislação permite que os empregados deem entrada na aposentadoria através das seguintes possibilidades:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por Invalidez
  • Aposentadoria pela nova Lei de pontos 85/95
  • Aposentadoria especial

O que fazer para receber a aposentadoria

Quando o trabalhador cumprir os requisitos necessários para se aposentar, ele deve se dirigir a uma agência da Previdência Social para dar entrada nos papéis. Se o pedido for aprovado, ele então poderá começar a fazer os saques mensais na rede da Caixa Econômica Federal.

Pagamentos

As datas dos pagamentos são estabelecidas através do calendário do INSS. Ele indica os períodos do mês em que o valor está disponível para saque, dividindo a liberação pelo número final do benefício do segurado. O calendário é atualizado anualmente em conjunto entre Caixa e Ministério do Trabalho e Emprego.


Calendário INSS 2016

A partir de agora nós vamos apresentar o Calendário do INSS 2016 e explicar como ele funciona. Confira a tabela completa de pagamentos.

calendario-inss-2016-piso-previdenciario

calendario-inss-2016

1. Quem recebe até o piso previdenciário pode sacar o benefício antes, ou seja, tem direito a receber a aposentadoria nos últimos 5 dias úteis do mês.

Quem recebe acima do piso previdenciário precisa esperar um pouco mais, isto é, tem direito a receber a aposentadoria nos primeiros 5 dias úteis do mês seguinte.

Como fazer a consulta do dia do pagamento

Para consultar as datas de recebimento da sua aposentadoria, você precisa localizar o último número do seu benefício no cartão da Previdência Social e verificar o dia de pagamento no calendário. Vale lembrar que o digito final não conta nesse caso.

cartao-aposentadoria

Utilizando como exemplo o cartão acima, ele termina com o número 2. Consultando no calendário, os pagamentos seriam em 26 de janeiro (se for até o piso previdenciário) ou 2 de fevereiro (se for acima o piso previdenciário).

Lembrando que, caso o dia de pagamento caia em um feriado, o dinheiro só é liberado no próximo dia útil.

Onde fazer o saque

Você pode fazer o saque da sua aposentadoria nos locais a seguir:

  • Agências da Caixa
  • Caixas automáticos da Caixa
  • Casas Lotéricas
  • Unidades do Caixa Aqui

Se essa informação sobre o calendário 2016 do INSS foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.