Cancelar agendamento INSS

Hoje em dia, para ter acesso a qualquer serviço oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é necessário realizar um agendamento prévio.

É isso mesmo, não basta mais simplesmente ir até uma agência e enfrentar aquelas longas filas.

É claro que essa mudança foi feita com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, entretanto, pensando nisso, será que é possível cancelar agendamento no INSS?

Em outras palavras, e se você agendar o seu atendimento para um determinado dia e depois perceber que por conta de algum imprevisto não conseguirá mais comparecer à agência selecionada? O que fazer nesses casos?


Essa com certeza é uma das principais dúvidas de quem já realizou ou precisa realizar um agendamento no INSS, independentemente do serviço (encaminhamento de aposentadorias ou auxílios, perícias médicas, emissão de documentos previdenciários, entre outros).

Falo isso porque também foi a minha dúvida um tempo atrás, afinal eu havia agendado um serviço e depois percebi que não poderia comparecer na agência no dia e no horário marcados.

Quer saber então o que eu fiz para cancelar agendamento no INSS? Então basta continuar acompanhando este conteúdo que preparei com o objetivo de te ajudar!

Cancelar agendamento INSS


Agendamento INSS

Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro para você que existem duas maneiras diferentes de fazer agendamento no INSS: pelo telefone e pela internet.

Sendo assim, antes de entender de fato como cancelar o agendamento caso perceba que não poderá comparecer no local selecionado no dia escolhido, é importante saber como agendar serviços.

A seguir te mostrarei em detalhes as duas formas de fazer isso. Preste bastante atenção e no final não se esqueça de conferir todos os documentos necessários para levar no dia, assim como o horário e o dia agendados.

Anotar essas informações em um local visível é fundamental para se lembrar de cancelar o agendamento no INSS se for preciso.


Agendamento INSS pelo telefone 135

No caso do telefone, tudo o que você precisa colocar em prática é ligar para o número de atendimento da Previdência Social: 135.

Por mais que eu tenha preferido utilizar a internet para isso, se você optar por fazer pelo telefone não precisa se preocupar, afinal de contas a ligação é gratuita. Existe o custo de uma ligação local apenas para quem realiza a ligação através do celular.

De qualquer forma, preciso mencionar que o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h. Além disso, é tudo muito simples.

Basta escutar atentamente as opções e seguir todas as orientações da forma correta. Fazendo isso não tem erro.


Agendamento INSS pelo Meu INSS

Outra forma para realizar o agendamento no INSS, que foi aquela que eu utilizei, é pela internet.

Para quem gosta de praticidade, como é o meu caso, essa é com certeza a melhor maneira, isso porque não é preciso nem pegar o telefone para fazer uma ligação.

Para isso, é preciso apenas acessar o seguinte link, clicar na opção “solicitar” e depois selecionar “agendamentos/requerimentos” no menu do lado esquerdo da tela.

Feito isso, insira todos os dados solicitados (nome, CPF e data de nascimento), clique em “não sou um robô” e por fim em “continuar sem login”.

Pronto, agora basta seguir as orientações indicadas pela própria plataforma com o objetivo de escolher a agência do INSS mais próxima, assim como o dia e o horário para o agendamento.

Não havia te falado que era tudo muito simples? Fazendo isso você já consegue agendar qualquer tipo de serviço oferecido pelo INSS, não precisa se preocupar.

O importante mesmo é não se esquecer de anotar corretamente as informações a respeito do agendamento, certo?


Como cancelar agendamento no INSS

Agora que você já entendeu como fazer agendamento no INSS, é hora de descobrir como é possível cancelar esse agendamento caso seja necessário.

Infelizmente, algum imprevisto pode acontecer, e falo isso porque passei por essa situação, mesmo achando que estaria livre no horário e no dia que havia agendado.

Quando aconteceu comigo, eu simplesmente não sabia o que fazer. Foi exatamente por esse motivo então que decidi compartilhar todo o processo com o objetivo de te ajudar.

Em primeiro lugar, tenha em mente que é de suma importância cancelar o agendamento no INSS caso não seja possível comparecer à agência no dia e no horário marcados.

Afinal, isso possibilita, por exemplo, que o tempo disponibilizado para o seu atendimento não seja em vão. Ou seja, ao realizar o cancelamento, outra pessoa pode aproveitar o seu horário.

Dessa forma, o recomendável é que qualquer cancelamento seja feito com até 24 horas de antecedência. É claro que às vezes isso não é possível, então nesses casos não tem problema.

Contudo, sempre que for viável esse período de tempo é o ideal. Quando fiz o meu cancelamento respeitei as 24 horas e deu tudo certo.


Cancelar agendamento INSS pelo telefone 135

Mas, então, o que de fato eu fiz? É simples: entrei em contato com a central de atendimento da Previdência Social. Sim, aquele mesmo número para realizar o agendamento: o 135.

Eu ouvi todas as opções atentamente e selecionei exatamente aquela que falava sobre cancelar agendamento no INSS.

Foi tudo muito simples. Apenas não se esqueça de já remarcar o seu agendamento e não apenas cancelar, certo? Isso, é claro, se você ainda precisar de algum serviço do INSS.

Se não for mais precisar, basta realizar o cancelamento e pronto.


Cancelar agendamento INSS na agência

Cancelar agendamento INSS

Outra forma de cancelar agendamento INSS também é indo até a agência que você iria ser atendido e informar que não será mais possível comparecer no dia e no horário marcados.

Todavia, para isso será preciso se deslocar até lá, algo não muito prático. De qualquer forma, fica a escolha de cada um.

Conseguiu entender como fiz para cancelar agendamento no INSS? Realmente não é nada complicado, não é mesmo?

O importante é tentar respeitar o prazo de 24 horas de antecedência, principalmente para que a agência possa se reorganizar e, assim, atender outras pessoas no seu lugar.

Além disso, marque também uma nova data se for preciso.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.