Como dar entrada no salário maternidade 2019

Está grávida ou está pensando em engravidar e já quer saber como dar entrada no salário maternidade 2019?

Pois então fique sabendo que quanto antes você correr atrás dessas coisas é melhor. Dessa forma, não precisa esperar o bebê quase nascer para começar a pensar sobre isso.

Não se esqueça de que você terá muitas coisas para pensar no final da gravidez, portanto não deixe que o salário maternidade seja uma delas.

Se está lendo este artigo, com certeza é porque já está procurando algumas informações sobre o assunto, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo!


Continue acompanhando este artigo até o final e descubra como dar entrada no salário maternidade 2019. Boa leitura.


Como funciona o salário maternidade?

Antes de entender como dar entrada no salário maternidade, é necessário saber um pouco mais a respeito desse benefício de caráter previdenciário oferecido para as mulheres que estão prestes a ter um bebê.

Isso porque, como todo mundo já sabe, as mães têm o direito de se afastarem do trabalho nos estágios finais da gravidez ou logo após o parto, depende de cada caso em específico.

Sendo assim, elas ficam afastadas, mas continuam recebendo o salário durante esse tempo. Para ser mais específico, essa remuneração é assegurada para as grávidas 28 dias antes e 92 dias depois do parto.

O principal objetivo desse benefício oferecido pela Previdência Social é, portanto, manter a renda das mulheres que precisam se afastar do serviço por um período por causa do nascimento da criança. Afinal de contas, um bebê é totalmente dependente da mãe nos primeiros meses, certo?

É válido ressaltar também que, atualmente, o salário maternidade também é válido em casos de adoção! Todos os pedidos devem ser feitos pelo INSS, mas sobre isso você saberá mais detalhes logo mais.

Como dar entrada no salário maternidade 2019


Alterações nas regras do salário maternidade

Pode ser que você não saiba, mas recentemente foram feitas algumas alterações importantes nas regras de como dar entrada no salário maternidade 2019.

Uma dessas mudanças foi feita no meio de 2018 e tem como objetivo permitir que as mulheres consigam dar entrada no salário maternidade por meio da internet.

Dessa forma, o processo seria muito mais prático e menos burocrático, é claro. Ou seja, essa alteração foi feita com o intuito de diminuir cada vez mais as filas do INSS.

Como atualmente é comum que muitas pessoas acessem a internet diariamente, com certeza fica muito mais fácil saber como dar entrada no salário maternidade 2019 dessa maneira, certo?

Agora, quem precisa fazer a solicitação do salário maternidade não precisa nem sair de casa. É claro que, caso prefira, o atendimento presencial ainda vai existir. Entretanto, já tenha em mente que eles vão fazer de tudo para que você faça isso online mesmo.


Passo a passo para dar entrada no salário maternidade 2019

Agora finalmente chegou a hora de conferir um passo a passo completo de como dar entrada no salário maternidade 2019. Lembre-se de que pode ser muito mais fácil do que você imagina. O que realmente importa é não deixar para última hora.

Passo 1: Entre no site do INSS

Para começar a saber como dar entrada no salário maternidade 2019, é preciso acessar o site do INSS: https://meu.inss.gov.br. Sem essa etapa é praticamente impossível conseguir dar entrada no benefício.

Passo 2: Selecione a opção “entrar”

Depois de ter acessado o site, é preciso clicar na opção “entrar”, a qual está localizada no canto superior direito da tela e faça seu login. Caso ainda não tenha se cadastrado no site do INSS, basta clicar na opção “cadastre-se” e fornecer algumas informações como, por exemplo: CPF, nome, nome da mãe, sexo, data de nascimento, entre outros.

Passo 3: Faça o login

Fez o cadastro? Então agora finalmente é possível fazer o login no site. Para isso, coloque o número do seu CPF e a senha que registrou durante a realização do cadastro.

Passo 4: Clique no item “salário maternidade urbano”

Depois de logar no site, você precisa clicar no item “salário maternidade urbano”, o qual será uma das primeiras opções apresentadas do lado esquerdo da tela. Feito isso, selecione a opção “iniciar”.

Passo 5: Pegue a certidão de nascimento

Para continuar aprendendo como dar entrada no salário maternidade, é necessário pegar a certidão de nascimento de seu filho. Isso porque serão solicitadas algumas informações, tais como: data de nascimento, matrícula, data de registro, entre outras. Com tudo isso em mãos, basta preencher os espaços conforme solicitado e clicar em “avançar”.

Passo 6: Por conta do INSS

Depois que ter seguido todos esses passos de como dar entrada no salário maternidade 2019, os próximos passos são dados pelo próprio INSS.

Ou seja, o sistema vai analisar se todas as informações que você disponibilizou estão corretas, principalmente a data de nascimento do bebê e o seu vínculo empregatício.

Dessa forma, se tudo estiver certo, o procedimento poderá ser finalizado em até mesmo meia hora depois dessa análise. É comum que alguns pedidos possam precisar de uma análise adicional, como o INSS costuma chamar.

Se isso acontecer com você, será necessário mostrar todos os mesmos documentos em uma agência do INSS no máximo dentro de 30 dias.

Para acompanhar tudo isso, é só estar sempre acessando o site do INSS que foi mencionado acima. Isso é válido também para que quis ou precisou dar entrada no salário maternidade de forma presencial.

Além disso, também é possível dar entrada nesse benefício através do telefone. Basta ligar para o número 135, entre as 17h e às 22h, de segunda a sábado.

No entanto, a dica nesse caso é que os melhores horários para fazer essa ligação são: no final do dia ou no começo da manhã. E a ligação é de graça!


Programe seu salário maternidade com antecedência

Portanto, entender como dar entrada no salário maternidade 2019 é realmente muito importante.

Não se esqueça de já começar a ver todas as questões com antecedência, se possível. Dessa forma, no final da gravidez você não precisará se preocupar com nada além do nascimento do seu filho.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.