Como fazer o agendamento do INSS pela internet

Os postos da Previdência Social recebem diariamente centenas de pessoas que buscam soluções para os mais variados problemas. Uma das principais reclamações dos usuários sempre esteve relacionada com a questão da espera em longas e intermináveis filas. Para facilitar a vida dessas pessoas, o órgão passou a disponibilizar o serviço de agendamento do INSS pela internet.

E o melhor de tudo é que ele engloba vários assuntos. Dessa maneira, antes de comparecer a um dos postos, você poderá utilizar essa opção muito prática e cômoda. Esses são alguns dos serviços que podem ser agendados:

  • Certidão de tempo de contribuição.
  • Pensão por morte.
  • Auxílio reclusão.
  • Pecúlio.
  • Acertos referentes a vínculos e remunerações.
  • Dados cadastrais.
  • Cadastramento de senha.
  • Salário maternidade.
  • Benefícios de assistência.

Como agendar

agendamento-inss-internet

Para realizar o agendamento é necessário ter em mãos o número de identificação do trabalhador (NIT) ou o PIS/PASEP. No caso dos benefícios assistenciais, o agendamento também pode ser feito através do CPF.


A seguir, nós vamos explicar os procedimentos passo-a-passo para você reservar um dia e um horário para ser atendido no posto do INSS mais próximo da sua residência. Confira as dicas até o final e veja como é simples.

1. Acesse o site da Previdência Social pelo endereço www.previdencia.gov.br;

2. Clique na opção “Agendamento” localizada no canto esquerdo da tela;

agendamento-inss-internet-menu

3. Na próxima página você verá uma explicação sobre o agendamento pela internet. Confira as informações e clique em “Agendar”;

agendamento-inss-internet-agendar

4. Escolha a opção “Agendar” e digite o código apresentado pelo sistema. Essa é uma maneira de manter a segurança dos usuários e ter a certeza que não se trata de uma máquina com o objetivo de corromper o sistema;

agendamento-inss-internet-codigo

5. Selecione o benefício ou serviço para qual deseja atendimento. Nesta página também é possível consultar a lista de documentos exigidos pelo INSS para cada um dos processos realizados, assim fica assegurado que tudo esteja em ordem antes do comparecimento a algum dos postos. Após escolher, clique em avançar.

agendamento-inss-internet-dados-pessoais

6. Preencha o primeiro campo com o nome completo do titular e em seguida a sua data de nascimento. Também é necessário informar o NIT (PIS/PASEP) para continuar o processo. Esse número é fundamental, pois ele é a identificação do trabalhador junto a Previdência Social. Após preencher os dados, clique em “Avançar”;

agendamento-inss-internet-dados-pessoais

7. Agora você precisa aceitar os termos do agendamento. Selecione a caixa “Li e aceito as condições do termo” e depois clique em “Confirmar”;

agendamento-inss-internet-aceite

8. Na próxima etapa você precisa digitar seus dados completos e clicar em “Avançar”;

agendamento-inss-internet-cadastro

9. Informe o CEP da sua residência para o sistema encontrar o posto mais próximo;

agendamento-inss-internet-endereco

10. O site vai sugerir diversas datas e locais. Escolha o posto mais próximo da sua residência entre a lista oferecida pelo site. Dependendo do posto, poderá haver mais ou menos horários disponíveis. A disponibilidade varia de acordo com a quantidade de atendimentos realizados por cada agência.

agendamento-inss-internet-vaga

11. Após confirmar a data, será gerado um documento com todas as informações referentes ao seu agendamento.

O que você precisa saber

Não falte e procure não chegar atrasado ao posto do INSS. É fundamental levar toda a documentação exigida para o tipo de procedimento que será realizado, pois a falta de algum desses documentos poderá invalidar o atendimento.

Vale lembrar que em alguns casos, todo o procedimento poderá ser feito via internet. Essa regra vale para Pensão por Morte e salário-maternidade, sendo necessário apenas o envio da documentação solicita pelos correios.

O agendamento pela internet não é obrigatório. Se você preferir, pode se dirigir diretamente a um posto do INSS sem marcar data e horário.

Essas foram as informações para você aprender a agendar o atendimento do INSS pela internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Um comentário para “Como fazer o agendamento do INSS pela internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.