Agendamento INSS aposentadoria

 

Quando eu estava prestes a me aposentar, comecei a pesquisar exatamente o que precisava fazer e a separar os documentos necessários.

Foi durante esse processo que acabei descobrindo que é preciso realizar o agendamento INSS de aposentadoria antes de ir até a agência a fim de dar entrada no benefício.

Ou seja, se eu simplesmente fosse até uma agência do INSS com todos os documentos em mãos no dia e no horário que eu estivesse disponível, não conseguiria realizar o procedimento, já que agora somente as pessoas com agendamento são atendidas.

Tudo isso com o objetivo de evitar aquelas filas enormes.


De qualquer forma, pelo menos eu não perdi viagem e hoje sei exatamente como realizar o agendamento INSS de aposentadoria.

Aliás, foi por isso que resolvi escrever este conteúdo e compartilhar algumas informações importantes com você.

Caso esteja perto de dar entrada na sua aposentadoria, não deixe de ler até o final e descobrir como realizar o agendamento e, com isso, evitar possíveis dores de cabeça.

Agendamento INSS aposentadoria


Agendamento INSS

Uma das principais finalidades do agendamento INSS é evitar aquelas filas enormes, além de promover um melhor atendimento às pessoas, muito mais resolutivo e cômodo.

Isso porque é possível sair de casa com a certeza de que você será atendido em um determinado horário – é claro que alguns atrasos podem acontecer.

Outra coisa importante é que isso permite que as agências do INSS se organizem e se planejem melhor para os atendimentos, levando em consideração o número de atendentes e a quantidade de pessoas agendadas para um determinado dia, por exemplo.

De forma resumida, portanto, esse agendamento é muito importante para tornar o atendimento mais rápido e eficaz.

Por mais que seja necessário separar um tempo para agendar a sua ida até a agência, é muito melhor do que enfrentar filas e perder uma grande parte do dia aguardando.

O melhor de tudo é que existem duas maneiras de fazer isso: pelo portal Meu INSS ou pelo telefone.

Tudo depende diretamente das preferências de cada um, porém aqui explicarei o que você deve fazer em cada caso. Pronto para descobrir?


Agendamento INSS aposentadoria pelo site

Antes de realmente te mostrar um passo a passo, adianto desde já que essa foi a opção que eu escolhi para realizar o agendamento INSS aposentadoria.

Afinal de contas, não gosto muito de ficar no telefone e acho a internet mais prática. Todavia, cada pessoa faz do jeito que achar melhor, não tem nenhum problema.

Caso prefira pela internet, assim como eu, veja o passo a passo que preparei para te ajudar logo abaixo.

Passo 1: Entre no site do INSS

O primeiro passo que precisa ser dado é acessar o site oficial do INSS. Para facilitar esse processo, recomendo que você já clique diretamente nesse link. Quando eu fiz, precisei procurar o site no Google, mas dessa forma fica muito mais fácil.

Passo 2: Clique em “todos os serviços” e depois em “agendamento”

No canto esquerdo do site existe um menu de serviços com várias opções.

No caso do agendamento, é preciso clicar em “todos os serviços” e aguardar até a próxima página carregar.

Carregou? Então agora selecione a opção “agendamento” presente na parte central da tela – é a primeira opção –, e logo depois já clique em “solicitar”.

Passo 3: Selecione a opção “agendamentos/requerimentos”

Foi redirecionado para o portal Meu INSS?

Tudo o que você precisa fazer agora é clicar em “agendamentos/requerimentos”, inserir os dados solicitados (nome, CPF e data de nascimento) e selecionar a opção “não sou um robô”.

Feito isso, confira novamente os dados a fim de conferir se está tudo certo e, por fim, clique em “continuar sem login”.

Se quiser, você pode optar por criar um login e ter acesso a todos os serviços disponíveis no portal, porém como eu estava com pressa no dia do agendamento não acabei fazendo isso.

Passo 4: Clique em “novo requerimento”

Normalmente essa nova página demora um pouco para carregar, entretanto não precisa se preocupar.

Aguarde alguns instantes e depois, no final da tela, no canto direito, selecione a opção “novo requerimento”.

Como o seu caso é aposentadoria, assim como o meu, então deverá clicar agora em “aposentadorias, CTC e pecúlio” e escolher qual tipo de aposentadoria se encaixa na sua situação.

Isso dependerá diretamente de você, certo? O importante mesmo é ler com atenção todas as informações para só depois clicar em “avançar”.

Passo 5: Insira os dados de contato e escolha a agência do INSS

Esse é o momento de conferir os seus dados e de preencher algumas informações de contato, como e-mail, telefone fixo e celular, e selecionar novamente “avançar”.

Pronto, o último passo é procurar e selecionar a agência do INSS mais próxima ou aquela que preferir, assim como o dia e o horário que deseja ser atendido.

Colocando todos esses passos em prática da forma correta será possível realizar o seu agendamento INSS de aposentadoria.

Depois, basta comparecer à agência no dia e no horário agendados, com todos os documentos necessários em mãos.


Agendamento INSS aposentadoria telefone

Agendamento INSS aposentadoria

Como falado, existe a opção de realizar o agendamento INSS de aposentadoria pelo telefone para quem preferir.

O procedimento é bastante simples, afinal você apenas precisará entrar em contato com o número de atendimento da Previdência Social, o 135, e seguir todas as orientações que serão passadas.

Essa ligação pode ser feita de segunda à sábado, das 7h às 22h, e não é necessário pagar nada por ela ligando de um telefone fixo. No caso de celular é preciso pagar o valor de uma ligação local.

Sendo assim, essas são as duas opções que existem para realizar agendamento INSS de aposentadoria.

Ambas são bastante simples, por isso cada um escolhe aquela que considerar melhor.

Quem não tem muita facilidade com a internet, por exemplo, pode optar pelo telefone. Já para aquelas pessoas que não gostam de falar no telefone, a melhor opção é através do site.

Eu acabei preferindo o site, mas e quanto a você? Como você vai realizar o seu agendamento INSS de aposentadoria? Conte a sua situação nos comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.