Veja como funciona o sistema e aprenda a agendar pericia inss 2019
A perícia é um procedimento de praxe em caso de aposentadoria por invalidez ou auxílio saúde.
Ela é feita no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que tem consultórios em suas unidades e também médicos peritos contratados.
Entretanto, só se pode passar por uma perícia se houver um agendamento e ele pode ser realizado pelo próprio cidadão. Saiba aqui como fazer isso em 2019.
Passo a passo para agendar perícia do INSS em 2019
Pode ser feito pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Para quem escolhe fazer o agendamento usando o site:
- Acessa-se https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/agenda;
- Insere-se o CPF, nome completo e data de nascimento;
- Clica-se em “Não sou um robô” e em “continuar sem login”;
- Em seguida, deve-se selecionar o local e a unidade do INSS;
- O sistema da seguridade social mostrará os dias e horários disponíveis;
- Clica-se no que for mais conveniente e confirma-se.
O agendamento pelo número 135 pode ser realizado entre as 7h e as 22h, de segunda a sábado. O processo será igual: o contribuinte fornece as mesmas informações e fica sabendo os dias e horários disponíveis no INSS mais próximo.
Muitas pessoas não têm acesso à Internet e nem mesmo podem fazer uma ligação.
Nesse caso, a recomendação é comparecer ao INSS e pedir o agendamento pessoalmente.
Se preciso, dá para pedir o reagendamento da perícia: o contribuinte tem sempre de dar preferência ao reagendamento e evitar faltar à perícia sem comunicar.
Quando é preciso agendar perícia no INSS?
Basicamente, a perícia é obrigatória quando se solicita aposentadoria por invalidez ou auxílio doença.
Quem já tem esses benefícios e quer pedir a sua manutenção também terá de se submeter à perícia da previdência social:
- A aposentadoria por invalidez pode ser solicitada quando o contribuinte sofre acidente de trabalho ou desenvolve alguma doença que o impossibilite terminantemente de trabalhar. Cabe dizer que a previdência não a concede se a pessoa pode exercer função diferente da que exercia: o benefício serve somente para quem não pode trabalhar em nenhum tipo de função;
- Já o auxílio saúde é um benefício temporário e que é pago ao contribuinte que está se recuperando de algum acidente ou doença. Enquanto a aposentadoria por invalidez é vitalícia, o auxílio doença tem tempo determinado.
Periodicamente, o INSS faz reavaliações desses dois benefícios concedidos a fim de determinar se aquele cidadão ainda está doente ou se ele se recuperou da sua incapacidade. Para essa reavaliação, é obrigatória outra perícia.
Documentos para agendar perícia no INSS 2019
Quem é periciado pela previdência precisa levar qualquer documento que sirva para confirmar o seu diagnóstico: ainda que pareça irrelevante, como uma receita sem prazo de validade, vale a pena levar.
Os documentos que mais ajudam a conseguir o benefício são:
- Laudos nos quais os médicos especialistas escrevam claramente que determinado quadro é irreversível ou que impede aquela pessoa de exercer qualquer profissão. Se for uma doença que afete mais de uma área do corpo, é interessante ter laudo de mais de uma especialidade;
- Exames médicos nos quais o problema de saúde em questão esteja discriminado. A perícia costuma desconsiderá-los se foram feitos há 90 dias ou mais;
- Comprovantes de contribuição previdenciária, como carnês ou a carteira de trabalho;
- Documentos básicos, como título de eleitor, CPF e RG.
Resultado da perícia do INSS 2019
Acessando https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/, o contribuinte tem de clicar em “Benefício por incapacidade: resultado” e fornecer seus dados pessoais e número do requerimento de benefício.
Muitas pessoas acham que não podem acessar a página porque surge o aviso “Sua conexão não é particular”, mas não há problema.
Para contornar isso, é só clicar em “Avançado” e em “Ir para o site do INSS”. Quem pede auxílio doença tem outro link para consultar o resultado: https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/.
O contribuinte é avisado sobre a concessão da sua aposentadoria por invalidez ou auxílio doença por meio de carta também.
É uma correspondência chamada de carta de concessão na qual a previdência informa como a pessoa receberá mensalmente.
A carta também pode não ser de concessão: às vezes, ela comunica que a aposentadoria por invalidez ou o auxílio doença não foram concedidos.
Se for assim, ela mencionará a razão da negativa e o que o contribuinte pode fazer para pedir o benefício de novo.
Como aumentar as chances de ser aprovado na perícia do INSS 2019
Não faltam pessoas que têm mesmo problemas de saúde que impeçam sua vida profissional e que, mesmo assim, têm o benefício negado.
Para baixar as possibilidades disso, deve-se:
- Ter certeza de estar levando todos os comprovantes médicos necessários;
- Confirmar que esses documentos têm menos de três meses e, preferencialmente, que sejam o mais atuais possível;
- Responder objetivamente o que o perito questionar. Por mais que a doença seja grave, é importante não fazer lamentações, pois há médicos que podem considerar isso um exagero apenas para conseguir comoção.


