Como funciona a perícia do INSS

A perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o primeiro passo para o trabalhador conseguir receber o auxílio-doença da Previdência Social, pois é através da sua homologação que o profissional deverá provar que está impossibilitado de exercer suas funções no emprego.

O contribuinte tem direito a fazer a perícia do INSS quando existe a necessidade de solicitar o afastamento das suas atividades regulares. O pedido de licença pode acontecer por inúmeras razões, sendo doença e invalidez os mais requisitados.

Se você precisa agendar uma perícia no INSS, é necessário seguir alguns procedimentos importantes. Veja como funcionam todas as etapas do processo.

Como dar entrada na perícia do INSS

pericia-inss-como-funciona


A perícia é o momento em que um médico credenciado pelo INSS será capaz de avaliar as verdadeiras condições do trabalhador e definir se ele tem direito ou não a receber os recursos da Previdência.

Para reforçar a sua condição de enfermidade, é recomendável apresentar todos os exames que você já realizou, além de informar com detalhes o seu histórico clínico.

Para marcar uma perícia no INSS, você precisa ter em mãos o requerimento do auxílio-doença. Este documento pode ser emitido pela internet seguindo os passos que vamos mostrar a seguir:.

1. Acesse o site do Dataprev pelo link http://www.dataprev.gov.br/servicos/auxdoe/auxdoe.htm.

2. Clique no botão “Requerimento”.

consulta-pericia-agendada-inss-requerimento

3. Agora informe a sequência de caracteres e clique em “Confirmar”.

consulta-pericia-agendada-inss-numeros

4. Na próxima etapa, você deve selecionar o estado e o município que você reside.

pericia-inss-cidade

5. Após escolher a cidade, o sistema vai informar os postos com as datas mais próximas para a realização da perícia; escolha uma opção e clique em “Avançar”.

pericia-inss-agencias

6. Em seguida, você deve preencher um formulário com suas informações pessoais; ao finalizar, clique em “Avançar”.

pericia-inss-formulario

7. Após concluir todos os passos, o sistema vai gerar um número de protocolo que servirá para você consultar o resultado da sua perícia.

É muito importante não perder a consulta. Caso isso aconteça, você só poderá remarcar uma nova perícia para uma data muito distante da que foi agendada primeiramente.

Agendamento da perícia do INSS pelo telefone

Se você preferir, também é possível fazer o agendamento da perícia do INSS pelo telefone. O número que você deve ligar é o 135. A ligação é gratuita.

Informações importantes sobre a perícia do INSS

Caso você não consiga comparecer data marcada para realizar a sua perícia do INSS, será necessário solicitar uma remarcação. E como mencionado anteriormente, este procedimento poderá ser um pouco mais demorado.

O prazo estabelecido para remarcar é de até três dias antes da data desejada, sendo que você deverá comparecer pessoalmente a um dos postos da Previdência. Vale lembrar que a remarcação só poderá ser feita uma única vez.

No caso de benefício suspenso pelo INSS, cujo recurso de prorrogação não é mais possível, você tem o direito de entrar com um pedido na Junta de Recursos. O tempo limite é de 30 dias, contatos a partir do momento em que você recebeu o comunicado da suspensão.

Quais são as doenças para pedir a aposentadoria por invalidez?

Essas são as doenças que permitem ao trabalhador solicitar a aposentadoria por invalidez:

1. Doenças crônicas

São doenças que levam o trabalhador a passar por consultas médicas obrigatórias, além de exigir a realização de tratamentos e exames periódicos.

2. Doenças Genéticas

Hepatite crônica, doenças clínicas graves, problemas cardíacos, artrite que causa invalidez, lúpus, cardiomiopatia, doença do neurônio, cirrose hepática, doença pulmonar, miastenia e paraplegia.

Você acabou de conferir informações sobre a perícia do INSS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.