Como fazer o agendamento da perícia do INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, é o órgão responsável por realizar os pagamentos aos trabalhadores, que por alguma razão, precisaram se afastar das suas atividades profissionais. Esse afastamento pode ser por invalidez, quando o profissional não possui mais capacidade física ou mental para exercer as suas funções, ou temporária, no caso de acidentes ou doenças.

A fim de confirmar ambas as condições, é preciso que a pessoa passe por uma perícia, na qual um médico especializado irá avaliar todas as afirmações apresentadas e atestar a real situação do trabalhador.

Para realizar esse procedimento, é necessário fazer um agendamento prévio junto ao órgão, sendo recomendado seguir alguns passos básicos. Saiba como fazer o agendamento da perícia do INSS pela internet, telefone ou pessoalmente em uma das unidades credenciadas.

pericia-inss-como-agendar


Agendar perícia pela Internet

1. Antes de começar o agendamento, é necessário reunir todas as informações e documentos que serão solicitados, como por exemplo, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

É através dele que o sistema irá localizar a ficha com todas as informações cadastradas no sistema. Além disso, também serão solicitados os dados a seguir:

  • PIS/PASEP/CICI,
  • Nome completo do trabalhador que irá fazer o procedimento (deve ser igual ao apresentado nos documentos)
  • Nome completo da mãe
  • Data de nascimento
  • Categoria do trabalhador
  • Data do último dia de trabalho
  • CID constante do atestado médico que provocou o afastamento
  • CNPJ da empresa
  • CPF e nome do empregador (se for Empregado (a) Doméstico (a))

2. Com todos os documentos em mãos, acesse o site da Previdência Social pelo endereço www.previdencia.gov.br e clique na opção “Auxílio Doença”, localizada no menu “Serviços do INSS”.

agendamento-pericia-inss

3. Ao ser redirecionado para a página seguinte, clique em “Requerimento”.

agendamento-pericia-inss-requerimento

3. Digite a sequência de caracteres exibida na caixa de segurança.

agendamento-pericia-inss-codigo

4. Agora você precisa definir em qual agência do INSS deseja realizar a perícia. Escolha o Estado e a Cidade e então você verá as datas mais próximas. Após escolher, clique em “Avançar”;

agendamento-pericia-inss-agencias4. Agora você precisa preencher o formulário com todos os seus dados. Após clicar em “Agendar”, o sistema vai gerar um número que deve ser utilizado para você verificar se seu benefício foi aprovado ou não. Anote este número e guarde em um local seguro.

agendamento-pericia-inss-agendamento

5. O próximo passo é comparecer à agência no local e horário agendados. Não se atrase ou não deixe de comparecer à perícia.

Agendar perícia por telefone

Mesmo com o aumento do número de casas com acesso a internet e computador, muitas pessoas ainda não contam com essas facilidades ou não possuem “intimidade” com as ferramentas tecnológicas, pelo menos aquelas com mais idade.

Para esses casos, a Previdência disponibiliza o número 135 para fazer o agendamento da perícia. A ligação é gratuita e o atendente irá requisitar as mesmas informações solicitadas no agendamento on-line.

Perícia nos postos autorizados

Há ainda a opção de se comparecer diretamente a um dos postos da Previdência Social e fazer esse agendamento pessoalmente. Esse é o menos recomendado, pois cada vez mais o órgão luta para evitar a formação de longas filas.

Mas, caso essa seja a única alternativa do trabalhador, é preciso levar todos os documentos.  Se algum papel não for apresentado, será preciso voltar novamente ao posto em outro dia e pegar a fila novamente.

O que você precisa saber

É fundamental ter a confirmação do estado de saúde para que o benefício seja liberado pelo governo, e o médico do INSS é o único que poderá atestar essa condição. Por esse motivo, para solicitar um benefício, ou continuar a receber, a realização da perícia do INSS é obrigatória.

Essas foram as informações para você aprender a agendar a perícia do INSS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

Consulta INSS

O Consulta INSS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a Previdência Social. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.